Tudo que você precisa saber sobre tokenização imobiliária

Tudo que você precisa saber sobre tokenização imobiliária

A tokenização é uma tendência que invadiu o setor imobiliário e se tornou um dos tópicos mais abordados no mundo financeiro.

Por Mauricio Conti em 24/05/2022

Definitivamente a web3 está transformando a forma como os negócios acontecem. A tokenização de ativos imobiliários, por exemplo, está provocando uma verdadeira disrupção no modo tradicional de investimentos em imóveis

No Brasil, as empresas do ramo imobiliário já começaram a apostar nesta forma diferente de adquirir um bem.

A wconnect é especialista em projetos de Blockchain e com toda essa evolução do mercado, estamos nos especializando também em tokenização imobiliária. Aliás, gravem esse termo: criação de tokens chegou para revolucionar a mercado de imóveis.

Afinal, o que é tokenização?

De maneira resumida, podemos dizer que tokenização é uma imagem digital moldada pela tecnologia blockchain. Nesse sentido, o chamado token, é atribuído para cada ativo e quem adquire esse token passa a ser dono do respectivo item. 

Uma maneira descomplicada para se negociar ativos, que são fragmentados em frações digitais.

Ou seja, nesse processo, basicamente, um produto é dividido em representações digitais e se torna mais acessível tanto para compra, como para venda.

Todavia, a tokenização de ativos imobiliários substituiu a forma tradicional de financiamento de imóveis para compradores e também significa uma forma rápida e barata de angariar investimentos para a construção. 

Tecnologia

De acordo com o relatório Tech Trends 2022, apresentado pela consultoria Deloitte, o blockchain está no topo da lista das tendências para novos negócios, e com ele, a tokenização de ativos imobiliários.

Dentre as várias possibilidades de ativos, que podem ganhar um registro digital, estão: imóveis, obras de arte, ouro e até participação societária.

O interessante é que, ao tokenizar, a oferta de investimentos pode chegar na mão de pequenos investidores, aumentando a liquidez de um ativo.

A tokenização de ativos imobiliários conta com a segurança do blockchain

Você já ouviu falar na tecnologia blockchain? Se ainda não, vale dar uma olhada neste artigo da IBM que explica detalhadamente sobre a inovação.

De forma rápida e simplificada, blockchain é um sistema de tecnologias de registros distribuídos e salvos em blocos. Em outras palavras, isso permite que a informação fique descentralizada e, desta forma, mais segura.

Vantagens da tokenização para o setor imobiliário

Para o mercado imobiliário a tokenização abre uma série de possibilidades. O ativo transforma-se em algo mais alcançável e não apenas pelo valor do investimento.

A burocratização, que é um obstáculo para compradores de imóveis, também é reduzida com a liberdade de optar por uma forma de pagamento mais favorável.

Definitivamente, os benefícios da tokenização transcendem os limites de gravar dados em uma rede segura como blockchain.

Entram neste hall dos benefícios, contratos inteligentes, softwares de automatização e a redução da distância entre empreendimentos e investidores.

Outro ponto a se considerar é que essa modalidade de investimento traz mais flexibilidade tanto no processo de compra quanto depois da compra.

Afinal, quando um imóvel tokenizado é adquirido, o detentor do token pode usar ou alugar a propriedade, mas recebe um valor proporcional ao seu percentual como dono.

A tokenização de ativos imobiliários vai eliminar a figura do atravessador e da burocracia que toma tanto tempo nos processos de construção e compra de imóveis.

Em outras palavras, a tokenização de ativos imobiliários vai otimizar, inclusive, o tempo das pessoas.

Mauricio Conti é: Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, mentor e influenciador digital nas áreas web3, blockchain, tokenização e NFT.


Foto: Freepik.