Municípios da Paraíba tem mais votos que habitantes

Municípios da Paraíba tem mais votos que habitantes

Em 13 municípios da Paraíba, o número de votos foi maior que o de habitantes. Entretanto, o TSE explica que nem todos votam na cidade em que moram.

Por Redação em 01/12/2020

Treze municípios da Paraíba tem mais votos que habitantes, de acordo com os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lastro e Terezinha

A cidade de Lastro, por exemplo, teve 1.249 votos válidos a mais que a população total (de 2.718 pessoas).

Dr. Athaíde (Cidadania) obteve 2.050 votos (52,86% do total de votos). Surpreendentemente, Dr. Licon (Avante), o segundo colocado, obteve 1.828 votos.

Em Santa Terezinha, Arimatéia Comboim (Republicanos) obteve 2.353 votos e Terezinha de Zé Afonso (PSDB) obteve 2.286, somando 4.805 votos válidos. Entretanto, há 4.562 habitantes na cidade.

Em quais municípios o número de votos maior que habitantes?

Os municípios em que houve mais votos que habitantes são os seguintes: Lastro, Terezinha, São Francisco, Cajazeirinhas, Parari, São Domingos do Cariri, Bom Jesus, Santo André, Amparo, Riacho de Santo Antônio, Algodão de Jandaíra, São José do Brejo do Cruz, Quixabá.

Qual é a justificativa?

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a diferença entre número de habitantes e eleitorado não é prova de fraude. Ela ocorreria porque as pessoas não precisam necessariamente votar onde moram. Elas podem votar onde moram, trabalham ou até mesmo onde veraneiam. Além disso, a Constituição admite o domicílio eleitoral afetivo. O último cadastramento dos eleitores nos municípios terminou em 2018.

Para ler a matéria completa, acesse o site G1.


Foto: divulgação TSE.