Trump nomeado para o Prêmio Nobel da Paz

Trump nomeado para o Prêmio Nobel da Paz

Donald Trump foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021 pelo parlamentar norueguês Christian Tybring-Gjedde devido à sua participação decisiva no acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes Unidos.

Por Redação em 10/09/2020

Trump foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021 por sua participação no acordo de paz histórico entre Israel e Emirados Árabes Unidos (EAU).

Christian Tybring-Gjedde, um membro de direita do Parlamento norueguês filiado ao Partido Progresso, foi o autor da nomeação. Além de estar em seu quarto mandato, ele também atua como presidente da delegação norueguesa na Assembleia Parlamentar da OTAN.

Conforme Tybring-Gjedde disse em entrevista à Fox News, “por seu mérito, ele fez mais tentando criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prêmio da Paz”.

Trump nomeado para o Prêmio Nobel da Paz: detalhes da indicação

De acordo com a carta de indicação ao Comitê do Nobel, o governo Trump desempenhou um papel fundamental no acordo de paz. “Como se espera que outros países do Oriente Médio sigam os passos dos Emirados Árabes Unidos, este acordo pode ser uma virada de jogo que tornará o Oriente Médio uma região de cooperação e prosperidade”, afirma Tybring-Gjedde no documento.

Além disso, ele cita o “papel fundamental do presidente em facilitar o contato entre as partes em conflito e (…) criar uma nova dinâmica em outros conflitos prolongados, como a disputa de fronteira pela Caxemira entre a Índia e o Paquistão e o conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, bem como lidar com as capacidades nucleares da Coreia do Norte”.

De fato, no final da carta, Trump recebeu elogios por retirar um grande número de tropas do Oriente Médio. “Trump quebrou uma sequência de 39 anos de presidentes americanos começando uma guerra ou levando os Estados Unidos a um conflito armado internacional. O último presidente a evitar isso foi o ganhador do Nobel da Paz, Jimmy Carter”, comenta Christian.

Tybring-Gjedde também indicou Trump no ano de 2018, depois do encontro do presidente dos EUA em Cingapura com Kim Jong Un.

Para ler a matéria completa, acesse o site da Fox News.


Foto: History in HD.