Todas as mudanças que Elon Musk pretende fazer no Twitter

Todas as mudanças que Elon Musk pretende fazer no Twitter

Será que vamos ter que mandar versões digitalizadas de nossos documentos para criar uma conta?

Por Redação em 26/04/2022

Elon Musk comprou o Twitter no dia 25/04/2022: e quais mudanças ele pretende implementar na rede social?

  • Botão de editar

Musk já vinha dizendo há um tempo que sentia falta de um botão para editar postagens.

Em 2019, ele tuitou: “Onde está a função de edição quando você realmente precisa dela!?”.

Na conferência TED2022 em abril de 2022, Musk afirmou que os problemas levantados pelos críticos podem ser resolvidos colocando um limite de tempo na capacidade de edição e fazendo com que alterações no tuíte original não alterem a versão compartilhada por outros usuários.

  • Tuítes longos

O Twitter impõe um limite de 2080 caracteres.

Em abril desse ano, Musk postou: “Minha conclusão mais imediata desta novela que são as threads é que o Twitter deveria ter disponobilizado tuítes longos *faz tempo*”.

  • Bots de spam e autenticação

Musk certa vez chamou os bots de spam de “o problema mais irritante” no Twitter. Ele twittou em abril de 2022: “Se nossa oferta no Twitter for bem-sucedida, derrotaremos os bots de spam ou morreremos tentando!”

Ele também disse que pretende “autenticar todos os humanos“.

  • Algoritmo de código aberto

No final de março de 2022, ele tuitou: “Estou preocupado com o viés inerente no ‘algoritmo do Twitter’ ter um grande efeito no discurso público. Como sabemos o que realmente está acontecendo?”

  • Moderação de conteúdo

Musk ressaltou sua visão de liberdade de expressão para o Twitter. Ele disse na conferência TED2022 que acha que o Twitter não deve regular o conteúdo além do que é exigido pelas leis dos países em que opera.

“Muitas pessoas ficarão super descontentes tendo empresas de tecnologia da Costa Oeste como o árbitro da liberdade de expressão”, disse Musk em um tuíte em janeiro de 2021.

Reflexões

Atualmente, apenas contas de interesse público são autenticadas.

Para ter o “selo azul” de autenticação, a pessoa ou empresa dona da conta deve provar que é quem afirma ser. Isso, geralmente, é feito através da apresentação de um documento oficial, como RG ou carteira de motorista.

Na euforia, pouca pessoas se atentaram para o fato de que Musk diz que vai “autenticar todos os humanos”. Ou seja, pode ser que mandar uma cópia digitalizada de um documento oficial se torne obrigatório na abertura de conta.

Se for o caso, quais seriam os impactos disso na liberdade de expressão, uma vez que qualquer governo poderia banir indivíduos permanentemente da plataforma e saber imediatamente quem está por trás de cada perfil?

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube