Tentativa de ataque hacker ao TSE

Tentativa de ataque hacker ao TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso, explicou que houve sim a tentativa de ataque hacker ao TSE.

Por Redação em 19/11/2020

O presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, explicou que houve sim a tentativa de ataque hacker ao TSE. Segundo ele, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, hackers tentaram invadir o sistema do tribunal.

A declaração aconteceu no domingo, 15 de novembro. Entretanto, o ministro não soube dar detalhes precisos sobre o caso.

“Houve uma tentativa de ataque hoje, com vários acessos (ao site do TSE) simultâneos”, contou Barroso. “Foi totalmente neutralizado pelo TSE e pelas operadoras de telefonia”.

O presidente do TSE também se desculpou pela instabilidade do e-Título. O aplicativo apresentou diversas falhas no fim de semana de eleição no Brasil.

 “O TSE desligou um dos servidores como medida de prevenção contra um eventual ataque hacker“, explicou o ministro. “Com isso, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga e isso afetou a operação do e-Título”.

Segundo a reportagem da Revista Oeste, o ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre a notícia, e que o vazamento de dados de funcionários do TSE procede.

“Não se sabe se essa ocorrência é antiga, e ainda não foi possível determinar quão antiga: se de dez dias atrás ou antigo de cinco anos”.

Centralização de votos minimizaria exposição do TSE

O portal de notícias G1 noticiou o fato de a Polícia Federal ter afirmado, ainda em 2018, em relatório de conclusão de perícia no sistema eleitoral, que a “centralização da apuração de votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iria minimizar a exposição dos dados e teria potencial de melhorar consideravelmente a segurança operacional do sistema”.

De acordo com a perícia, até a eleição anterior, os boletins de urnas eram transmitidos para os computadores dos tribunais regionais eleitorais, ou seja, os dados ficavam registrados no tribunal eleitoral da região, para depois ser enviado para o TSE, em Brasília.

Nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral mudou o procedimento e centralizou a totalização dos votos em Brasília.

Sistema eleitoral em operação 

De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, um número pequeno de urnas precisaram ser substituídas no primeiro turno das eleições.

“Um percentual de 0,38%, ou seja, cerca de 1.700 unidades”, declarou. O ministro ainda admitiu estar preocupado com a possibilidade de registrar um índice de abstenção acima da média nacional, que é de cerca de 20%.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.