Tendência: a tokenização de ativos imobiliários veio para ficar

Tendência: a tokenização de ativos imobiliários veio para ficar

No Brasil, o movimento de tokenização de ativos imobiliários começou ainda em 2021. Definitivamente, a tendência veio para ficar.

Por Mauricio Conti em 17/03/2022

Tokenização de ativos imobiliários é um dos assuntos do momento e também assunto deste artigo de Mauricio Conti, para o portal Blocknews. Com a chegada ainda conceitual de web3, metaverso, etc, a tokenização, diferentemente de outras tendências, veio para ficar. 

Tokenização de ativos imobiliários

Em suma, a tokenização de ativos imobiliários é a oferta ao mercado de uma propriedade compartilhada.

Ah Mauricio, mas porque todo esse burburinho ao redor do tema tokenização de ativos imobiliários, se parece tão simples?

De acordo com o Portal blockbr, o Blockchain é capaz de simplificar significativamente os processos de compra e venda de imóveis, pois permite oportunidades únicas para a criação de um mercado eficiente composto de propriedades fracionadas.

Um exemplo bastante simples é: imagine uma mansão que vale cerca de 900 milhões de dólares, mas você compra apenas uma parte dela. Ou seja, quando tokenizada, a propriedade passa a ser uma propriedade composta por frações. 

Dessa forma, o  valor total de todos os tokens é equivalente ao valor total do ativo securitizado, como valor no momento da emissão, no caso o imóvel que utilizamos no exemplo acima, de 900 milhões de dólares. 

No caso de um aluguel do imóvel, por exemplo, cada dono de token receberá o valor correspondente ao seu investimento em tokenização de ativos imobiliários.

Estimativas da Forbes sobre tokenização imobiliária

A Forbes declarou recentemente que a economia de custos da integração do blockchain ao setor imobiliário poderá chegar a 1 ou 2% do valor agregado dos negócios imobiliários.

Em contrapartida, a publicação também aponta a diminuição de fraudes, isso  porque as plataformas baseadas em blockchain têm um forte potencial na prevenção da falsificação de dados. 

Países como Estados Unidos, Holanda, Suécia, Suíça, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Grécia já implementaram o blockchain em seus imóveis.

No Brasil, ainda estamos no momento inicial da aplicação da tecnologia. 

Alguns benefícios sobre tokenização de ativos imobiliários

  • Transparência do fluxo de trabalho
  • Redução da burocracia do setor tradicional
  • Propriedade fracionada / securitização
  • Acesso à liquidez global
  • Resiliência à fraude
  • Transações imobiliárias nacionais e internacionais muito mais rápidas

No Brasil, o movimento de tokenização de ativos imobiliários começou ainda em 2021. De acordo com o Infomoney, o mercado imobiliário buscava alternativas para compensar a saída dos investidores, em meio à alta da taxa Selic.

A tokenização apareceu como alternativa para o setor, na tentativa de trazer os investidores que deixaram os fundos imobiliários em troca da segurança oferecida pela renda fixa.

O grande e verdadeiro benefício do token é a liquidez. Quando você tem seus tokens (registros), você pode negociar com mais facilidade. Além disso, com toda a segurança do blockchain.

Mauricio Conti, Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, e influenciador digital nas áreas web3, blockchain, tokenização e NFT.


Foto: Freepik.