SXSW 2022: como o agro se posiciona em relação à tecnologia?

SXSW 2022: como o agro se posiciona em relação à tecnologia?

O agro e a preocupação com a produção de alimentos também marcaram presença no SXSW 2022 que trouxe muita inovação tecnológica para o setor.

Por Redação em 22/03/2022

O agro e a preocupação com a produção de alimentos também marcaram presença no SXSW 2022.

O festival que, definitivamente, movimenta a cidade de Austin, no Texas, o South by Southwest -SXSW, é um dos mais famosos festivais de inovação de todo o mundo.

Em números, o festival contou com cerca de 150 palestras e 12 eventos paralelos diversos, como exibição de filmes, como Gather, que mostra o resgate da cultura alimentar dos nativos norte-americanos, e desafios sociais na compreensão dos processos de produção alimentar em larga escala. 

“Em algum momento, nos desconectamos de nossas histórias, assim como nos desconectamos de nossos alimentos”, disse A-Dae Romero-Briones, diretora do Native Agriculture and Food Systems, durante uma mesa redonda.

Soren Bjorn, presidente da Driscoll’s, maior produtora de frutas dos EUA, localizada na Califórnia, participou da exibição do filme recém lançado, “The Last Harvest”.

De acordo com ela, o filme relata a realidade dos últimos dois anos de pandemia e a realidade das prateleiras abastecidas durante este período.

“E isso só foi possível pelo fato de os trabalhadores agrícolas aparecerem para trabalhar todos os dias”, disse Bjorn. 

De fato, nada disso seria possível sem o agricultor e um setor fortalecido  – e a indústria de grãos em particular – não pode existir, argumenta o executivo.

A inovação tecnologia para o setor não ficou resumida às sessões de filmes. Muito foi falado e apresentado em termos de tecnologia para melhorar a produção do agro.

SXSW 2022 e as agritechs

Em meados de 2021, listamos as 6 agritechs que estão revolucionando o agronegócio.

A JetBov, por exemplo, usa a tecnologia para monitorar rebanhos.

A empresa trabalha com sistema de gestão que monitora indicadores de produção na pecuária. O principal foco é o monitoramento da engorda da boiada pelo celular. 

Dessa forma, a plataforma permite criar fichas para cada animal com dados que incluem a vacinação e a evolução do peso. Fundada em Joinville no ano de 2014, a startup atende clientes no Paraguai, em Angola e Moçambique.

Já a Agrosmart agrega tecnologia de processamento de dados para o produtor rural

A proposta da empresa é que o produtor seja mais eficiente em relação às necessidades da lavoura. A Agrosmart é a principal plataforma de agricultura digital da América Latina. Fundada em 2014 no município de Itajubá, região sul de Minas Gerais.

A tecnologia criada pela empresa já é utilizada por empresas e agricultores em países como Estados Unidos, Israel e outros na América Latina, além do Brasil.

Mais tecnologia

De acordo com a Forbes, “O futuro da tecnologia começa na fazenda” foi tema de uma mesa redonda durante o SXSW 2022 e apresentou dados sobre os 9,7 bilhões de pessoas no mundo em 2050.

O diretor de tecnologia da John Deere, Jahmy Hindman, participou da discussão. 

Sua apresentação foi sobre como aproveitar a tecnologia avançada e a autonomia para fazer mais com menos, utilizando inteligência artificial, robótica e outras tecnologias que podem ajudar os produtores a gerenciar suas lavouras e tornar as safras cada  vez mais produtivas. 

Em outras palavras, Hindman contou como a tecnologia pode efetivamente tornar uma fazenda autônoma, e que ao mesmo tempo, avança de forma sustentável na produção de alimentos.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: divulgação SXSW.