Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Summit Saúde 2021 traz novas impressões sobre o setor

Summit Saúde 2021 traz novas impressões sobre o setor

O Summit Saúde 2021 tem como tema central o diagnóstico da saúde no futuro. É online e gratuito e encerra na sexta-feira dia 22/10/2021.

Por Redação em 21/10/2021

O Summit Saúde 2021 tem como tema central o diagnóstico da saúde no futuro.

O evento que acontece de forma online e gratuita, segue até sexta-feira, dia 22 de outubro (2021).

Na pauta deste ano, discussões que pretendem trazer aos participantes, novas impressões sobre o setor de saúde. Principalmente no que diz respeito aos impactos causados pela pandemia.

De acordo com a organização, a pandemia pode mudar o futuro dos investimentos em pesquisa e inovação. E este, por si só, é motivo de alerta ao setor.

O Summit Saúde 2021 traz na programação temas como:

– Medicina digital;

– Inovações e o futuro dos investimentos em pesquisas;

– Os impactos das sequelas da covid-19 nos pacientes e no sistema de saúde;

– Saúde mental e trabalho;

– A saúde no futuro: saúde 4.0

Medicina digital

A proposta do tema é avaliar os impactos da tecnologia nos diferentes setores da saúde, como telemedicina, multiômica (genômica, proteômica, metabolômica, etc.), edição genética (CRISPR) e trans-humanização.

Inovação e o futuro dos investimentos em pesquisa

Com a “instauração” da pandemia, presenciamos algo sem precedentes, como investimentos gigantescos por parte dos governos, empresas e fundações. E isso foi crucial, pois possibilitaram a descoberta e o desenvolvimento em tempo recorde de vacinas contra o coronavírus.

E porque essa experiencia não é utilizada para acelerar pesquisas de outras doenças como aids/HIV, câncer e distúrbios neurológicos?

O grande questionamento da pauta é como se torna possível melhorar a articulação entre governos e indústrias farmacêuticas no financiamento de pesquisas?

Impactos do pós-covid-19 nos pacientes e no sistema de saúde

Sabe-se que o novo coronavírus sobrecarregou alguns sistemas de saúde, impactando em orçamentos públicos e privados. A grande questão aqui é como se preparar para o pós-pandemia e garantir a sustentação dos sistemas de saúde.

Saúde mental e trabalho

Com a obrigatoriedade de alguns lockdowns e um cenário cheio de gatilhos, empresas tiveram que se readaptar e os casos de ansiedade subiram consideravelmente com a chegada da Covid-19. E os fantasmas apareceram em forma de preocupação com isolamento social, medo da doença e da morte, mortes e luto, inseguranças trazidas pela crise, instabilidade econômica, entre outras. A questão da saúde mental nunca esteve tão no centro das atenções como agora. É preciso manter as pessoas saudáveis física e mentalmente?

A saúde no futuro: saúde 4.0

A maior crise sanitária vivida neste século até agora trouxe especulações sobre o futuro da saúde ou a saúde no futuro. Por isso especialistas debatem a questão da prestação de serviços de saúde, e a evolução dos cuidados com a saúde nos próximos anos.

A saúde 4.0 já é realidade no Brasil. A wconnect, por exemplo, colocou em prática a plataforma Simples ID, a evolução do Simples Receita, e isso fez mudar a relação médico paciente.

O evento encerra no próximo dia 22/10/2021 e pode ser acompanhado clicando aqui.


Foto: reprodução/Summit Saúde 2021.