Soros por trás das agências de checagem

Soros por trás das agências de checagem

Quem está por trás das agências de checagem? O que antes era tratado como notícia falsa, agora se tornou forte arma de manipulação.

Por Redação em 26/08/2020

Quem está por trás das agências de checagem? O que antes era tratado como notícia falsa e irrelevante, agora se tornou forte arma de manipulação. As agências de checagem de conteúdos, que supostamente trabalham para combater as fake news, em busca da verdade, escondem verdadeiros arsenais contra quem quer que aponte qualquer pensamento diferente daqueles que são de seus interesses.

Veja o dossiê que Katia Petry postou em sua rede social, e acompanhe o desenrolar dos fatos.

A LUPA é a “agência verificadora de fake news” do UOL e Folha de São Paulo. Você consegue imaginar quem está por trás dela? Veja:

Cristina Tardáguila é fundadora e sócia da Agência Lupa. Atuou de novembro de 2015 a abril de 2019 quando se licenciou para assumir o cargo de diretora adjunta da Internacional Fact-Checking Network (IFCN).

Douglas Silveira, trabalhou no canal Futura, atuou na Fundação Roberto Marinho, foi gerente de comunicação da TV Escola do Ministério da Educação do Governo Dilma. Em 2016 foi responsável pela criação dos trailers das novelas da Rede Globo para o mercado internacional. Desde 2017 coordena o programa Lupa Educação e é diretor de marketing da Agência Lupa.

Gilberto Scofield Jr é diretor de estratégias de negócios da Agência Lupa. Foi editor do jornal e do site O Globo, escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, IG Finance e O Globo.

Maurício Moraes é repórter da Agência Lupa. Já escreveu para O Estado de São Paulo e para Editora Abril.

Flávia Campuzano é jornalista e já trabalhou como gerente da Agência O Globo.

Raquel Moura é especialista em redes sociais e já passou pela Approach, FSB e Rede Globo.

Raphael Kapa, jornalista e professor, já trabalhou no O Globo.

Mas qual a verdadeira função de uma fact-checking? Vamos lá.

A Agência Lupa diz que tem metodologia própria de verificação, mas… logo em seguida afirma que tem como base processos de sucesso implantados pelas agências argentina Chequeado e a americana Politifact. E quem está por trás dessas agências?

Angie Drobnic Holan, editor chefe da Internacional Fact-Checking Network, e Laura Zommer, diretora executiva da Internacional Fact-Checking Network. Será coincidência? As diretoras das agências verificadoras são as mesmas que atestam a qualidade de suas próprias agências.

Outro dado importante: o Instituto que está por trás das IFCN é o Poynter, financiado por George Soros.

E para ver como tudo isso está diretamente ligado, veja essa notícia: “Agência Lupa é uma das contempladas com financiamento conjunto do Facebook e o Internacional Fact-Checking Network”.

E vamos além… o financiamento era para projetos especiais envolvendo a pandemia de coronavírus. Desta forma, a Lupa irá fornecer gratuitamente às secretarias de saúde de todos os estados brasileiros, além de entidades e associações médicas e de saúde, conteúdos supostamente “checados” sobre o vírus e a doença.

Nota de Katia Petry: “De graça nós diremos o que é verdade ou mentira em relação a tudo o que for falado sobre a pandemia. Não se preocupem. Georges Soros comprou a verdade para parar de mentir”.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Emily Morter.