Soros “pauta” até o ENEM

Soros “pauta” até o ENEM

O estudante brasileiro se depara com uma prova carregada de propaganda ideológica esquerdista. Soros financia a esquerda e pauta até o ENEM.

Por Redação em 04/10/2020

O site Infomoney publicou algum tempo atrás um artigo de Alan Ghani que fala sobre a contaminação ideológica das escolas brasileiras e sobre a lavagem cerebral marxista presente no ensino escolar, citando: “Soros pauta até o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.”

O artigo é tão completo, que foi muito além disso. “O estudante brasileiro se depara com uma prova carregada de propaganda ideológica esquerdista”.

Segundo Ghani, ninguém esperava que fosse cair no ENEM um artigo de Bruno Garschagen ou Flávio Morgenstern, “mas pelo menos poderiam colocar um texto de Sérgio Buarque de Holanda, em vez de Gregório Duvivier, para elevar o nível da esquerda na prova”, por exemplo.

Sabe-se que a censura esteve presente em relação a redação, ou melhor dizendo, à liberdade de expressão na redação.

“O mecanismo de censura foi sutil, ardiloso, sorrateiro: quem escrevesse algo contra os “direitos humanos” perderia 200 pontos na redação” da edição do ENEM em 2017.

De acordo com Alan Ghani, é aí onde está o problema. Assim como ele questiona a definição de direitos humanos, vai além portanto querendo saber qual é o limite de uma expressão tão vaga.

Ele explica que o ponto central é que “ao colocar um termo vago e amplo – “direitos humanos”, dá margem para uma mera discordância de ideias ser entendida como desrespeito ao ser humano, de acordo com a orientação ideológica do avaliador”.

Pauta: ENEM

Para Alan Ghani, o ENEM é a prova da revolução pedagógica que está em curso no Brasil. Ainda assim, ele cita o livro Maquiavel Pedagogo (Pascal Bernardin), referindo-se a questão do papel da escola ter sido redefinido.

“O objetivo não é mais dar uma formação intelectual sólida capaz de gerar autonomia de pensamento nos alunos; mas promover, por meio de sofisticadas técnicas de manipulação, uma revolução ética e cultural na educação, carregada de valores da utopia comunista (marxismo cultural)”.

E ele continua dizendo que ao incluir na prova temas como “desarmamento” e “direitos humanos”, por exemplo, o ENEM se alinha com a UNESCO, a qual apresenta estes temas em sua cartilha fortemente progressista e globalista (ver S. Rassekh, G. Vaideanu, Les contenus de l’ éducation, Op. Cit., Unesco.)

“E por falar em globalismo, para quem já leu artigos citando Soros como financiador de movimentos de esquerda, ou “Não é você que pensa o que pensa – George Soros pensa por você”, ou ainda “George Soros, o financiador da esquerda brasileira”, não vai se surpreender que, indiretamente, George Soros pauta até o ENEM.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Saulo Mohana.