O Socialismo não funciona em nenhum país, mas por quê?

O Socialismo não funciona em nenhum país, mas por quê?

O socialismo não funciona. Nenhum computador daria conta de controlar toda a economia. Políticos, via de regra, trabalham pela reeleição, não "em prol do povo", e o partido se torna, na prática, dono de todo o capital.

Por Redação em 21/07/2021

O socialismo não funciona. Venezuela, Cuba, URSS, Coreia do Norte… Todos esses já tentaram reprimir grandemente a liberdade de mercado em benefício de um grupo que supostamente representaria “o povo”, e o resultado é sempre que o tal grupo é privilegiado, se beneficia do melhor dos países com maior liberdade de mercado enquanto o cidadão médio enfrenta as piores consequências das crises financeiras e da censura.

Mas, o que causa essas crises ferrenhas? Será que é tudo culpa dos Estados Unidos?

É impossível um planejamento central tão abrangente que “acolha” a todos os indivíduos e a todas as necessidades de troca (compras e vendas)

O funcionamento do socialismo se baseia em um planejamento central. Isso significa que algumas pessoas escolhidas pelo governo seriam encarregadas de alocar todos os recursos da economia (como mão de obra, investimentos, produção de alimento, etc.) a fim de (em teoria) atender todas as demandas da sociedade.

Dado a complexidade da economia, é impossível que, mesmo as melhores cabeças com os melhores computadores, possam prever de maneira racional todas as necessidades do que produzir, onde investir, etc. Sempre há algum erro relacionado a essa “distribuição”, sempre há algum erro na tentativa de atribuir artificialmente preços a todos os itens disponíveis no mercado.

Ora, o dono de uma empresa tenta controlar a produção de sua companhia e tem dificuldade. Delega tarefas para os mais capacitados. E, ainda assim, corre o risco de tomar decisões erradas e falir.

Uma arrogância fatal que custou mais de 100 milhões de vidas

Além disso, é uma característica natural do conhecimento ser disperso e descentralizado, conforme explica Hayek (economista adepto da escola austríaca de economia e ganhador do prêmio Nobel).

Cada indivíduo possui apenas parte do conhecimento. Acreditar que a capacidade de algumas centenas de pessoas, ou de um grupo, ou de um indivíduo, é suficiente para compreender perfeitamente o que milhares precisam ou como todas as empresas de um setor devem operar é uma arrogância fatal que custou mais de 100 milhões de vidas.

O socialismo não funciona também porque políticos, no fundo, não querem que ele “funcione”

Além disso, a maioria dos políticos tem como objetivo a permanência no poder. Querem o dinheiro, ou poder ou uma mistura dos dois. Entre uma decisão que beneficie “o povo” e uma que o ajude nessa manutenção, a tendência geral é agir em prol da manutenção.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: borntowin.