Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Serviços de saúde pública 2.0

Serviços de saúde pública 2.0

Soluções de AI, telemedicina, prontuário eletrônico, dentre outras já estão moldando comportamentos, principalmente em tempos de pandemia. Mas e os serviços de saúde pública?

Por Elomir Zamperlini de Freitas em 08/08/2020

Como novos processos e, principalmente, novas tecnologias podem mudar a forma como o Estado entrega serviços de saúde públicos para a população.

É inegável que os avanços do uso da tecnologia trarão grandes benefícios e transformarão a medicina nos próximos anos. Soluções de AI, telemedicina, prontuário eletrônico, dentre outras já estão moldando comportamentos, principalmente em tempos de pandemia. Mas e os serviços de saúde pública?

e-SUS Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

Muitas unidades básicas de saúde de prefeituras no Brasil já utilizam e-SUS PEC, que traz alguns benefícios, como redução do tempo na coleta de informações do paciente, individualização do registro, inserção e uso da informação na Atenção Primária da Saúde, produção de informação integrada, cuidado centrado no indivíduo e desenvolvimento orientado pelas demandas do usuário da saúde.

Melhoria de processos e criatividade

Alguns desafios, como a falta de infraestrutura, tem sido contornados com criatividade. O governo do estado do Espírito Santo oferece, pela Prodest (empresa de processamento de dados do estado), a utilização do seu datacenter sem custos para as prefeituras. A prefeitura de Vila Velha-ES utilizou mais de 300 computadores que seriam descartados como quiosque exclusivo para acesso a e-SUS.

Portal e-SUS do Ministério da Saúde.

A redução das filas de atendimento e o tempo que cada munícipe passa dentro de uma unidade de saúde passa pela melhoria dos processos internos e integração das plataformas já disponíveis pelo governo federal como prontuário eletrônico, regulação, vacina, laboratórios e farmácia.

Nova legislação

A aprovação de Leis, como a Lei 13.989, que estabelece a utilização da telemedicina durante a pandemia de Coronavírus e foi sancionada em 15 de abril, e a Lei 848/2020, sancionada no dia 27 de julho e que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado, são de fato um grande avanço nas políticas públicas de saúde.

Porém pouco se tem falado nos benefícios sociais da utilização da tecnologia na saúde pública. É inegável os desafios das prefeituras em oferecer saúde pública de qualidade para a crescente demanda da população. Com orçamento cada vez mais apertado, não há espaço para a contratação de novos médicos e abertura de novas unidades de saúde. A melhoria dos processos e implantação de soluções como o Simples Receita, assim como o já mencionado e-SUS PEC, poderão ampliar a oferta pública de consultas médicas.

Oferta de serviços de saúde pública pode dobrar

Como exemplo. Uma prefeitura que possua 10 unidades básicas saúde, com 10 médicos cada, que realizam 3 consultas por hora (20 minutos cada) e que cada um dos médicos trabalhe 40 horas semanais, esta prefeitura irá ofertar a seus munícipes no máximo 4.800 atendimentos/dia.

A implantação de tecnologia aliada a melhoria dos processos das unidades de saúde poderá reduzir o tempo de atendimento. A redução no tempo de consulta de 20 para 10 minutos, eliminando atividades manuais, permitirá a mesma prefeitura e com o mesmo corpo médico, ofertar 9.600 consultas mês, ou um aumento de 100% na oferta de consultas, sem a necessidade de contratação de novos médicos e/ou abertura de novas unidades de saúde.

*Elomir Zamperlini de Freitas é diretor de TI da Prefeitura de Vila Velha-ES, responsável pela implantação do e-sus pec (prontuário eletrônico) e ainda responsável pela gestão estratégica da TecnoVila, incubadora de empresas de base tecnológica da prefeitura.


Foto: CDC.