Semente do urucum na prevenção da obesidade

Semente do urucum na prevenção da obesidade

Semente do urucum pode ser usada na prevenção da obesidade, de acordo com a Unicamp, e produtos estão acessíveis ao público.

Por Redação em 09/06/2021

A semente de urucum foi estudada por pesquisadores da Unicamp – e tudo indica que ela pode ser usada na prevenção da obesidade.

“Encontramos no extrato um potencial na redução de inflamações geradas pela obesidade, que está na gênese do desenvolvimento de comorbidades.”

Mário Roberto Maróstica Júnior, professor que compõe a equipe de estudos da tecnologia.

Essa inovação não ficou restrita aos conhecimentos da academia: a tecnologia foi licenciada para a startup Rubian Extratos no ano de 2015 para o processo de obtenção do complexo oleaginoso por tecnologia de extração supercrítica. Posteriormente, com os benefícios comprovados, em 2019, foi realizado um segundo depósito de patente junto ao INPI, em co-titularidade Rubian e Unicamp, também com apoio da Inova Unicamp, e licenciado novamente para a startup. 

Rubian Extratos e semente de urucum na prevenção da obesidade

A Rubian Extratos, fundada em 2015 e graduada na Incamp, atua no desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área de bem-estar e saúde. Seu objetivo é levar tecnologias desenvolvidas na Universidade para a sociedade em forma de produtos.

Eduardo Aledo, sócio fundador da startup, explica que a tecnologia ainda está em estudos e que esse tempo é necessário para comprovar a segurança e a eficácia do complexo. Entretanto, já foram encontrados resultados em experimentos in vivo de obesidade induzida por dieta que mostraram os benefícios na redução e na prevenção da obesidade. 

Expectativas para o complexo

“É muito provável que o produto vá ao mercado consumidor como um pó ou como um óleo encapsulado, com a dose diária recomendada”, expõe Aledo.

Ao apresentar um potencial agente antioxidante, hipocolesterolêmico e anti-inflamatório, concluiu que o extrato possui atributos fundamentais no controle da obesidade e suas comorbidades, como explica Maróstica: “O extrato contém um complexo de compostos bioativos, formado por tocotrienol, geranilgeraniol e ácidos graxos, solúveis em gorduras. Realizamos os testes para verificar os efeitos e a funcionalidade destes extratos na prevenção da obesidade”.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: NeONBRAND.