Se bitcoin fosse uma empresa

Se bitcoin fosse uma empresa

Se o bitcoin fosse uma empresa, seria a 6ª maior do mundo. Até pouco tempo atrás, usávamos o minério, agora são os dados digitais.

Por Redação em 29/11/2021

Ah se o bitcoin fosse uma empresa… Seria a 6ª mais bem sucedida do mundo.

O mundo é uma evolução constante. Até pouco tempo atrás, ganhamos dinheiro com o minério. Depois passamos a usar papel como moeda de troca e agora estamos na era dos dados digitais. Ah, o bitcoin!

De acordo como o Portal NFX, como se não bastasse evoluir para o digital, agora estamos ganhando dinheiro com ele. Além disso, o portal aponta o bitcoin como o pioneiro na utilização de forma descentralizada.

Quando um rei emite uma moeda e manda seus subordinados a utilizarem, eles utilizam, pois acreditam na estrutura hierárquica do rei. Essa crença no rei ocorre por alguns motivos:

  • ele é quem toma as decisões;
  • previsibilidade da hierarquia;
  • seu poder e força (exército e armas);
  • base tributária do povo dentro da hierarquia. 

Se formos analisar essa abordagem de “moeda fiduciária” tem funcionado por mais de 6 mil anos. O bitcoin não tem exatamente um rei por trás dele, que controle essa moeda e repasse toda sua crença a ela, ele conta com uma estrutura descentralizada. 

E se o Bitcoin fosse empresa

O bitcoin enquanto produto é uma moeda. Mais especificamente, uma reserva de valor. Como outras empresas de efeitos de rede, o bitcoin também é capaz de fazer a capitalização de mercado e estar entre as poucas empresas mais valiosas do mundo.

A verdade bem resumida é que se o bitcoin fosse uma empresa, seria diferente das tradicionais, haja vista que não precisa de funcionários. 

Afinal de contas, “é um ecossistema de empresas que criam produtos para trabalhar em sua plataforma, um conselho que vota e uma capitalização de mercado”. 

De acordo com o portal NFX, entre 1994 e 2021, os efeitos de rede foram responsáveis por mais de 70% da criação de capitalização de mercado nas indústrias de tecnologia.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Executium.