Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Saúde 4.0 e Open Health são temas de Live apresentada por Mauricio Conti

Saúde 4.0 e Open Health são temas de Live apresentada por Mauricio Conti

O INO.VI – Instituto de Inovação de Vinhedo, apresentou nesta quinta-feira (21/10/2021), uma Pocket Live sobre o tema: Open Health.

Por Redação em 21/10/2021

O INO.VI – Instituto de Inovação de Vinhedo, apresentou nesta quinta-feira (21/10/2021), uma Pocket Live sobre o tema: saúde 4.0 e Open Health.

O convidado da rodada, Mauricio Conti, empreendedor, inovador, engenheiro da informação, mentor da área de tecnologia, e fundador da wconnect, empresa líder em big data no Brasil.

Além disso, a wconnect desenvolveu no início de 2020, com a declaração de pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde, uma plataforma que mudou definitivamente a relação entre médicos e pacientes.

Trata-se do Simples ID, a evolução do Simples Receita.

Open Health, Saúde 4.0 e Simples ID

O Simples ID é uma plataforma que funciona como uma carteira digital. Usando blockchain, esta carteira reúne todas as informações médicas de um paciente de forma segura e organizada.

Isso significa que não importa quantas vezes um paciente mudou de laboratório para realizar exames durante toda a sua vida. Todos eles estarão reunidos e forma ordenada em um único lugar: Simples ID.

“Simples ID unifica todas as informações médicas do paciente, independente do sistema utilizado pelo médico, laboratório, hospital ou sistema de saúde”, afirmou Maurício Conti.

Ele lembrou que antigamente os sistemas de saúde não conversavam entre sim. Aliás, esta é uma realidade ainda nos dias de hoje.

“As vezes, um grande hospital tem um sistema único para o pronto socorro e outro para a internação. E infelizmente, nem sempre eles conversam entre si e carregam todas as informações necessárias para os profissionais da saúde”.

A solução está em fase final de desenvolvimento e deve ter um projeto piloto colocado em prática ainda em 2021.

Para o mercado geral, a previsão de entrega da plataforma é abril de 2022.

Open Health

Maurício Conti falou também sobre a importante de se dar atenção ao movimento de Open Health.

“É hora de unir esforços e criar oficialmente o open health. Caso contrário, corremos o risco de ter um movimento fechado e não tão open assim”, apontou.

O Open Health é um movimento parecido com o Open Banking, porém na área da saúde. Em outras palavras, ele pretende unificar os dados e torná-los públicos ou pelo menos, público de acesso controlado.

O Open Health prevê um sistema de dados de consumidores de produtos na área de saúde.

O Simples ID, a evolução do Simples Receita, simplifica e atende a esta demanda. Afinal, a solução reúne todas as informações de um paciente e a armazena de forma digital, com toda a segurança do sistema de blockchain.

Ou seja, um sistema 99,99% mais seguro do que os demais.

Reprodução instragram INO.VI

Alerta!

Você sabia que quando sistemas são invadidos e dados são roubados, os sequestradores da informação a comercializados na dark web por $1 dólar?

Agora pasmem, quando esses dados dizem respeito a saúde de uma pessoa, eles são vendidos por 7 vezes mais.

Ou seja, é preciso investir em segurança de dados e o Simples ID supre esta necessidade com o uso da tecnologia de blockchain.

Para saber mais sobre o Simples ID, clique aqui. E para assistir a Pocket Live do INOVI na íntegra, clique aqui.   


Foto: Jair Lázaro.