Saneamento: marco regulatório é aprovado

Saneamento: marco regulatório é aprovado

Marco regulatório do saneamento no Brasil: adequação exige que 99% da população com acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.

Por Redação em 15/07/2020

Com a aprovação do marco regulatório do saneamento no Brasil (PL 4.162/2019), pelo Senado Federal, as cidades devem se adequar para cumprir a meta de que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até o ano de 2033. Com a aprovação do marco regulatório, vieram também nova regras e, entre elas, a prorrogação do prazo para o fim dos lixões.

Segundo o relator, o senador Tasso Jereissati (CE), a proposta “é urgente para proteger a saúde da população. A modernização do sistema de saneamento básico brasileiro é absolutamente necessária e urgente”. A grande maioria dos senadores acredita que a aprovação do marco regulatório significa uma grande evolução para o país. O projeto prevê metas obrigatórias para as empresas de saneamento, públicas ou privadas, que serão fiscalizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA).

15 mil pessoas morrem todos os anos devido à precariedade do saneamento básico

De acordo com dados apresentados pelo senador, atualmente cerca de 35 milhões de cidadãos não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não são atendidos por coleta de esgoto. “Metade da população brasileira! Essa precariedade de saneamento básico prejudica, fundamentalmente, os índices de desenvolvimento humano e resulta em imensos prejuízos, sociais — principalmente sociais — e econômicos. A Organização Mundial da Saúde estima que 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas no Brasil todos os anos devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico, situação agravada pela pandemia da Covid-19”, afirmou.

Outro senador que mostrou indignação durante a sessão de aprovação do marco regulatório de saneamento foi o líder do Podemos, Alvaro Dias (PR). “O sistema de saneamento básico do Brasil “é medieval”, o que faz com que milhões de brasileiros não tenham direito à saúde”.

Sessão histórica

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (RR), considera a votação do novo marco regulatório do saneamento um momento histórico para o Brasil. “Votamos uma matéria aguardada há décadas por milhões de brasileiros. Água é vida; saúde é vida. Essa matéria protege a vida dos brasileiros no momento histórico de pandemia, quando milhões (sic) de brasileiros já perderam as suas vidas” — afirmou o presidente do Senado.

Confira a matéria na íntegra aqui.


Foto: João Ritter.