Saiba tudo sobre o carimbo do tempo

Saiba tudo sobre o carimbo do tempo

Ainda pouco conhecido, o carimbo do tempo é um recurso criptográfico que garante exatidão da assinatura digital de um documento.

Por Redação em 15/01/2021

Você já ouviu falar em “carimbo do tempo” e nas funcionalidades deste recurso?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que trata-se de um recurso criptográfico que garante exatidão na data e na hora da assinatura digital.

De acordo com o Blog da BRy Tecnologia, é o carimbo do tempo que assegura que a assinatura e o próprio documento assinado digitalmente são válidos.

Dessa forma, é ele que soluciona o risco de invalidação de um documento por expiração ou revogação do certificado digital.

Além disso, ao aplicar o carimbo do tempo em um documento, se exclui qualquer possibilidade de “equívocos” que possam surgir pela diferença entre relógios.

isso dá mais segurança nas transações. Por isso, todo documento com a aplicação deste recurso tem hora sincronizada com a Hora Legal Brasileira.

Sempre seguindo a regulamentação da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), que estabelece um parâmetro inalterável.

Conheça algumas características do Carimbo do Tempo

– Adição de data e hora a um documento;

– Garantia de autenticidade das informações;

– Atestado de que não houve adulteração de dados durante o intervalo de tempo entre a assinatura e a nova consulta ao arquivo;

– Concessão de tempestividade;

– Atribuição de validade jurídica.

O carimbo do tempo e suas funcionalidades

Como já falamos acima, o carimbo do tempo é um instrumento fundamental para a certificação e segurança dos documentos digitais.

E nesse sentido, vamos apresentar, de acordo com o Blog da BRy Tecnologia, algumas funcionalidades do recurso criptográfico.

Uma delas se refere a Autoridade. Além das duas partes envolvidas na assinatura de um documento digital, o carimbo do tempo precisa de uma terceira parte para funcionar. Ou seja, a Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT).

Em suma, a ACT “é uma entidade que faz parte de uma rede que tem infraestrutura, processos, políticas e práticas auditadas por organizações que atuam como fontes confiáveis de registro e tempestividade”.

Essa precisão é garantida por meio de relógios, que precisariam de muito tempo para atrasar um segundo.

Diferença entre carimbo do tempo e protocolo digital

Apesar de muitas pessoas confundirem os dois recursos, eles se assemelham por incorporar marcas temporais nos documentos digitais.

Embora isso aconteça de forma diferente em cada modo.

No caso específico dos protocolos, a marca pode ser emitida por qualquer empresa e não está conectada a uma terceira parte confiável.

Em outras palavras, isso significa que o sistema vai registrar o recebimento de um documento, a integridade e a tempestividade da informação protocolada.

A escolha

De acordo com o blog da BRy Tecnologia, a BRy ACT é a única instituição homologada que se refere às autoridades de carimbo do tempo.

Em outras palavras, todos os sistemas usados por essas instituições no Brasil são, obrigatoriamente, desenvolvidos pela BRy Tecnologia.

Indiscutivelmente, esse fator garante que o “equipamento utilizado para a emissão de carimbos do tempo conte com os mais avançados parâmetros de segurança por meio do HSM, sigla para Hardware Security Module”.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Andrew Seaman.