O Brasil deverá produzir cerca de 268,9 milhões de toneladas. É o que prevê a Conab, um recorde de grãos para a safra 2020-2021.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), emitiu um segundo levantamento da safra 2020-2021 de grãos.
De acordo com a Agência Brasil, é importante ressaltar que este dado supera em 11,9 milhões de toneladas (4,6 %) o que foi produzido na temporada de 2019-2020.
Na comparativa apresentada sobre as estimativas relacionadas ao volume, houve aumento de 269 mil toneladas.
Brasil maior produtor mundial
Esse resultado aponta que o Brasil está caminhando para bater um novo recorde, após já ter se tornado o maior produtor mundial. “Segundo a Conab, deve se manter na próxima safra, uma vez que a soja praticamente alcançou o nível de plantio da safra passada”.
Essa informação, de acordo com o gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Conab, Kleverton Santana, aponta a capacidade de plantio do país. “Esse atraso em relação à safra passada foi anulado nessa semana e a gente espera que ultrapasse a semana passada já na semana que vem”, declarou.
Área plantada para a safra 2020-2021
O aumento significativo da área plantada também deve contribuir para a conquista do recorde. A previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares (número 1,8% maior do que o da safra passada).
Leia também
O relatório aponta que a nova estimativa leva em consideração a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra.
Essas safras foram severamente prejudicadas pela estiagem em 2019, em especial no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Conab, “a produção de soja deve chegar a 135 milhões de toneladas, em uma área estimada em 38,2 milhões de hectares. A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção estimada em 104,9 milhões de toneladas, produzidas em uma área total de 18,4 milhões de hectares”.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Foto: Carl Schlabach.