RN 443: saiba como cumprir a norma com o Simples ID

RN 443: saiba como cumprir a norma com o Simples ID

A ANS regulamenta planos de saúde. Entre as normativas estão a RN 443, que fala sobre as práticas mínimas de governança corporativa.

Por Valêncio Garcia em 19/05/2022

Desde quando surgiram no Brasil, na década de 60, os planos de saúde sempre estiveram presentes na vida das famílias. A Agência Nacional de Saúde regulamenta o setor. Entre as normativas estão a RN 443, que fala sobre as práticas mínimas de governança corporativa. 

Com tantos anos em atividade, houve aumento considerável no número de participantes e, claro, na adição de benefícios e especialidades.

Esse crescimento afetou o funcionamento de alguns pontos e evidenciou a necessidade de acompanhar o histórico médico de pacientes. 

Paralelo a isso, o Brasil passa por um período que busca converter o mercado em um conjunto mais limpo e transparente, colocando a gestão corporativa como um desafio para as operadoras de saúde. 

Por isso a RN 443 da ANS se tornou tão relevante.

O que é a gestão corporativa?

A gestão corporativa refere-se aos procedimentos que podem ser realizados para otimizar os processos e melhorar a relação médico-paciente, além de organizar a distribuição dos benefícios e as tarefas que cada funcionário deve realizar.

Estar compliance com a RN 443 significa estar em conformidade com os controles internos e a gestão de riscos. 

Mesmo embora o controle seja importante para todas empresas, a grande maioria não consegue se organizar. 

A própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já publicou dados que revelam como algumas operadoras de saúde tiveram insolvência ou falência declarada pela falta de uma logística efetiva.

Para tentar auxiliar nesta questão, o órgão regulatório do setor publicou uma Resolução Normativa que exige a adoção de práticas de governança e gestão de riscos, a RN 443.

A importância de se adequar a RN 443/2019

As empresas devem ter conhecimento e dados precisos sobre o histórico médico de cada paciente para que a assistência seja oferecida com eficiência e seguridade. 

Além disso, as decisões operacionais ou administrativas precisam dialogar entre si para que exista tanto a otimização no registro de atendimentos e exames, quanto uma vinculação descomplicada e certeira entre os dados destes setores.

O controle do prontuário médico dos consumidores ajudará a garantir que cada paciente receba o atendimento que lhe corresponde, transformando a demanda por exames e consultas em um processo mais simples e produtivo. 

Outro intuito da RN 443 é garantir a segurança dos dados dos beneficiários, pois o controle ajuda no cumprimento dos termos de privacidade, por exemplo, além de estar de acordo com a LGPD.

As seguradoras só ganharam com a redução do desencontro de informações. Os agendamentos duplicados, por exemplo, possuem grandes chances de queda, bem como os cancelamentos. Em outras palavras, redução de custos para as administradoras de  planos de saúde. 

Como consequência, o atendimento é facilitado e a liberação de exame ou cirurgia se torna um processo mais ágil. Por fim, o desempenho geral é melhorado e os custos minimizados.

Como as empresas podem se adequar a RN 443/2019?

Apesar de todas as vantagens de possuir um modelo organizacional mais coerente, para as operadoras de saúde, sistematizar os dados de inúmeros pacientes realmente é um grande obstáculo. 

Nesse contexto, a tecnologia, que nos últimos anos trouxe centenas de inovações para o setor, apresenta-se como uma alternativa para colaborar com o processo de gestão corporativa. 

Existe uma aplicação desenvolvida para oferecer as melhores condições possíveis de gestão especificamente para o campo da saúde. 

Simples ID

O Simples ID é uma carteira digital desenvolvida pela wconnect, que reúne todo o histórico do paciente, protegido pela tecnologia blockchain. 

A aplicação permite o acompanhamento de todas informações pessoais de saúde, com total privacidade, o que concede aos médicos, o aumento da produtividade das consultas, deixando mais tempo para o atendimento ao paciente.

O Simples ID é um facilitador que complementa o atendimento médico, além de estar em conformidade com a RN 443, uma inovação para o mercado!

Valêncio Garcia é Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV.


Foto: Creativeart/Freepik