Retomada do turismo: Governo lança conjunto de medidas

Retomada do turismo: Governo lança conjunto de medidas

O primeiro passo para a retomada do turismo no Brasil aconteceu em novembro (2020), quando o governo federal lançou um pacote de medidas.

Por Redação em 19/11/2020

A primeira quinzena de novembro (2020) para o governo federal foi marcada pelo lançamento de um pacote de medidas visando a retomada do turismo no país.

Segundo o Palácio do Planalto, essas medidas buscam acelerar a retomada e a recuperação do setor, além de reduzir o impacto socioeconômico gerado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a Agência Brasil, o programa ganhou o título de Retomada do Turismo.

Em síntese, o Retomada do Turismo é um conjunto de ações organizadas em quatro frentes: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

Segundo a reportagem, a expectativa do governo é ter resultados sólidos até 31 de julho de 2021.

Apesar da quantidade de ações e da importância do fato para o setor turístico brasileiro, o valor destinado a cada uma das medidas ainda não foi divulgado.

Ações para retomada do Turismo

De acordo com a Agência Brasil, as ações previstas no plano de retomada do turismo vão desde a concessão de linhas de créditos para capitalizar as empresas do setor e assim preservar os empregados da área, como para a realização de obras e melhorias nas infraestruturas dos destinos turísticos.

Outra ação do governo federal é a qualificação dos trabalhadores do setor, tanto por meio da oferta de cursos quanto para melhorias nos atendimentos aos turistas. Nesta pauta ainda entram a adoção de medidas sanitárias para garantir a segurança de todos os envolvidos no sistema: turista e trabalhadores do setor turístico.

Segundo o Governo Federal, “as iniciativas serão compartilhadas entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S. Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão o incentivo à adoção do selo Turismo Responsável e aos demais protocolos de biossegurança contra a covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como a difusão de informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”.

O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, declarou no lançamento do programa que se pode afirmar que o turismo brasileiro está preparado para receber turistas.

“Procure os estabelecimentos que têm o selo do Turismo Responsável, são mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança”, afirmou.

Redescubra o Brasil

Outra importante ação a retomada do turismo no Brasil é a campanha: Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil.

A campanha traz uma série de vídeos que promovem os destinos turísticos brasileiros. Todos os estados serão representados nesta campanha.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil.