Repasse a presidente da OAB foi feito por indicação de advogado de Lula

Repasse a presidente da OAB foi feito por indicação de advogado de Lula

Orlando Diniz, ex-presidente Fecomércio/RJ, afirmou em delação que repasse a presidente da OAB foi feito por indicação de advogado de Lula.

Por Redação em 16/09/2020

O Antagonista divulgou no início deste mês de setembro que Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, afirmou em delação premiada ter simulado contrato da entidade com escritório de advocacia para bancar a campanha de Felipe Santa Cruz ao comando da OAB. A princípio, Cristiano Zanin, advogado de Lula, fez a ponte entre os dois. “Essa contratação, ou seja, esse repasse a presidente da OAB era importante para fazer lobby”, diz.

Do mesmo modo, no depoimento, o ex-presidente da Fecomércio diz que “ouviu falar em Felipe Santa Cruz por intermédio de Cristiano Zanin, que sugeriu ao colaborador sua contratação”.

Repasse a presidente da OAB

A Operação Lava Jato no Rio de Janeiro investiga diversos pagamentos suspeitos a bancas advocatícias, assim como a própria colaboração de Orlando Diniz no repasse ao presidente da OAB.

De acordo com o Antagonista, havia um contrato fictício com o propósito de repassar R$ 120 mil a Santa Cruz, e que este contrato teria sido firmado com o escritório do advogado Anderson Prezia Franco.

Confira trecho da delação de Orlando Diniz:

“Na evolução do encontro que foi feito no escritório de Felipe Santa Cruz, Cristiano Zanin disse que a contratação seria do escritório da esposa de Felipe. Não recordo se, de fato, a contratação chegou a ser efetuada; se houve contratação, foi por meio da Fecomércio, com emissão de nota fiscal; que não se recorda o ano, mas foi de setembro de 2012 para frente; e que não se recorda se, neste primeiro momento, Felipe Santa Cruz estava já à frente da OAB/RJ”.

Ainda em deleção, Orlando Diniz disse que, segundo Cristiano Zanin, o advogado de Lula, essa contratação era importante para fazer lobby, atraindo Felipe Santa Cruz.

A princípio, a ideia era criar um vínculo de interesse mútuo, envolvendo Felipe Santa Cruz, que tinha como projeto ser candidato à Presidência do Conselho Federal da OAB.

Para saber mais detalhes desta delação, clique aqui.


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.