Renata Boock apresenta Casa Bauducco

Renata Boock apresenta Casa Bauducco

Renata Boock falou durante uma hora do case: "Renovação e valorização da marca Bauducco" e apontou índices evolutivos e estratégicos da empresa.

Por Redação em 26/06/2020

Em tempos de pandemia, as lives empresariais ganham cada vez mais espaço na internet. Seguindo esta linha, a Associação Comercial de São Bento do Sul (SC) convidou Renata Boock para falar do case: “Renovação e valorização da marca Bauducco”. Renata é diretora da Casa Bauducco e especialista em planejamento estratégico em expansão cobrindo análise de viabilidade de novos sites, gestão de franquias, construção, manutenção, treinamento, consultoria de campo, negociação comercial e de contratos de locação, avaliação e acompanhamento trimestral do portfólio de lojas, gerenciamento por indicadores e liderança de equipes. Ela falou durante uma hora e apontou índices evolutivos e estratégicos da empresa.

Conheça a evolução deste case

A história de sucesso da Bauducco inicia em 1952, quando o imigrante italiano Carlo Bauducco abriu a primeira confeitaria em São Paulo. Nos anos de 1970 inaugurou a primeira fábrica em Guarulhos. Vale lembrar que a tradição é um dos pilares mais fortes da empresa.

Renata apontou a origem da empresa e fez um panorama da marca atualmente. “A Bauducco chegou a 2020 com cinco fábricas, exportando para 80 países e tem uma linha com mais de 150 ítens, mesmo ainda tendo o panetone como principal produto”. A tradição é algo tão importante para a Bauducco que todos os panetones são feitos com a massa madre, uma combinação viva de fermento natural e micro-organismos.

Do ponto de vista do marketing, os riscos e oportunidades que a marca e a categoria possuíam eram a possibilidade de envelhecer, a eventual venda decrescente ou a possibilidade de novos caminhos.

“Foi então que pensamos: o que fazer para tornar mais significativo?Tínhamos duas opções: utilizar respostas clássicas de reposicionamento da marca/embalagem ou optar pela inovação de colocar a marca em contato com outros públicos em novos momentos de consumo. O grande desafio era fazer o produto sazonal, o panetone, virar de consumo anual e estar em outros canais de distribuição sem criar conflito, pois a Bauducco tem parceria com os supermercados há mais de 60 anos. Um elo que não se quebra” contou Boock.

Renata contou que em 2012, quando a Casa Bauducco iniciou, os produtos eram basicamente biscoitos e panetones. “Fizemos todo um trabalho para manter a linha de tradição da empresa. A arquitetura das lojas foi inspirada na cozinha do senhor Bauducco de 20 anos atrás, que remetia o aconchego e o carinho que a propaganda de TV trazia. As balanças estão entre as peças decorativas que fazem esta ligação do moderno com as origens da empresa”, contou.

“É isso o que os clientes da Casa Bauducco procuram, uma experiência única de gastronomia moderna com tradição.”

E foi a partir daí, que os clientes sentiram necessidade de consumir os produtos dentro da loja. “Foi quando trouxemos a nova maneira de consumir a categoria, a fatia quentinha de panetone” descreveu. O novo jeito virou o grande ícone da loja, a fatia com o café.

Renata contou que a fábrica da Casa Bauducco é separada da fábrica da Bauducco: “ela é 100% artesanal, com a fabricação de biscoitos molhados um a um no chocolate, como era feito antigamente na confeitaria. E é isso o que os clientes da Casa Bauducco procuram, uma experiência única de gastronomia moderna com tradição”, explicou.

“Criamos um ambiente de experiência de consumo e acabamos compreendendo novos públicos, as crianças e os homens. A Casa Bauducco favoreceu a renovação da categoria e a valorização da marca” contou.

A estratégia da Casa Bauducco foi tão certeira que o movimento resultou em novas oportunidades de mercado. Hoje são 82 lojas em todo o Brasil. A Casa Bauducco tem uma linha exclusiva de produtos. “Quem compra Casa Bauducco, só compra nas lojas. Jamais encontrará os seus produtos em um supermercado. São produtos não se encontra na concorrência, como o Paninottone, o Crema Café e a Fatia Quentinha. “Cada vez que a gente abre uma loja, é como se fosse um outdoor da marca. É o complemento das mídias tradicionais. É a experiência do consumidor direto com a marca” destacou.

“Criamos um ambiente de experiência de consumo e acabamos compreendendo novos públicos, as crianças e os homens.

A Casa Bauducco já passou por três reinvenções em oito anos. A primeira foi da Bakery Shop para a Cafeteria. “Os clientes querem a experiência de estar no local, o “Leve para casa” é o adicional”.

E para os marqueteiros de plantão, fica a dica: “todas as lojas da Casa Bauducco funcionam como mídia viva. O conceito de experiência do cliente é tão forte, que ele sente vontade de contar para o mundo que esteve na loja. Outro ponto importante é que inovação não é somente tecnologia”, apontou.

Quer conferir o bate papo completo com a Renata Boock, diretora da Casa Bauducco, então acesse este link.


Foto: divulgação.