Recuperação de impostos sem medo da fiscalização

Recuperação de impostos sem medo da fiscalização

Apesar de assombrar muitos empresários no Brasil, a recuperação tributária é realidade. É preciso encarar a recuperação de impostos sem medo.

Por Redação em 16/11/2021

Se existe um tema que assombra milhares de empresários no Brasil e no mundo, é tributação. A recuperação tributária já é uma realidade, mas é preciso encarar esta recuperação de impostos sem medo.

Você sabe que a recuperação tributária é um processo geralmente administrativo e que precisa de apoio jurídico.

O grande objetivo é recuperar valores extras pagos pelos contribuintes.

Por que é preciso encarar a recuperação de impostos sem medo?

De acordo com Valêncio Garcia, CS0 na wconnect, o Brasil é famoso no mundo inteiro pela grande carga tributária que cobra de seus contribuintes.

Hoje são mais de 403 mil normas tributárias ativas no Brasil, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Segundo ele, o governo que aplica tributação acima de 33% sobrecarrega a empresa e compromete a economia. Afinal e contas, pois compromete a receita da empresa.

“É preciso encarar a recuperação de impostos sem medo, pois esta é uma ação que só vai contribuir com a saúde financeira da sua empresa”, explica.

Complexidade da legislação tributária

O caso do Brasil é extremo. Como falamos anteriormente, o Brasil conta com mais de 403 mil normas tributárias ativas e que, a grande maioria, se sobrepõem de estado para estado.

Entende-se por isso que a complexidade de interpretação destas leis e normas sobrecarregam as empresas e as operações em si.

Muito em função disso, se tornou comum encontrar erros nos impostos pagos pelas empresas. Ao mesmo tempo, é justamente isso que permite a revalidação desta informação e consequentemente, analisar os impostos pagos.

A complexidade da legislação brasileira é o que permite encarar a recuperação de impostos sem medo. Afinal, é justamente ela que dá aparato legal para essa reavaliação daquilo que já foi pago.

Mas afinal, por que as empresas pagam mais impostos ao governo do que deveriam?

Vários fatores colaboram para isso, entre eles:

  • Falta de clareza na legislação tributária;
  • Inúmeras obrigações fiscais a serem entregues mensalmente;
  • Despreparo profissional;
  • Empreendedores despreparados para administrar seus negócios;
  • Desconhecimento dos direitos legais;
  • Falta de interesse em investir em profissionais especializados;
  • Diversos outros fatores.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: reprodução/Revizia.