Economia

Quem “lacra”, não lucra: conheça o fundo de investimentos americano focado em empresas não progressistas

Quem “lacra”, não lucra? Na visão do empresário Vivek Ramaswamy, não mesmo.

Ele afirma que levantou US$ 20 milhões para criar um fundo de investimentos em presas que não seguem a agenda progressista.

“Competiremos diretamente com os maiores gestores de ativos do mundo criando fundos de investimento que defendem a busca da excelência acima da política em salas de diretoria em toda a América corporativa”, diz o website da empresa Strive.

O empreendedor batizou a iniciativa de ‘capitalismo de excelência’, um movimento focado em deixar as empresas fazerem o que fazem melhor.

A Strive está localizada longe de Wall Street. O fundo vai ser gerido a partir do Estado natal de Ramaswamy, em Ohio, bem no centro dos Estados Unidos, um tradicional reduto conservador. O fundo tem entre os seus investidores Peter Thiel, fundador da plataforma de pagamentos PayPal.

O criador do Strive disse que a iniciativa visa a combater o que chama de “cartel ideológico”. O empresário cita especificamente os grupos BlackRock Inc., Vanguard Group e State Street Corp., fundos que cresceram pressionando as empresas a “melhorarem a diversidade”, “reduzirem suas emissões climáticas” e “adotarem outras mudanças sociais”.

Quem é o empresário que apostou seu dinheito na ideia de que quem lacra, não lucra?

Ramaswamy fez sua fortuna em startups farmacêuticas e também é um autor de sucesso com o livro Woke Inc.- Por trás da fraude da justiça social corporativa.

A obra literária tira o véu da agenda progressista e fala sobre como ao mesmo tempo que empresas criam artificialmente demandas no público, se aproveitando de certas narrativas, satisfazem essa demanda.

“Um governo inchado agora utiliza empresas privadas para fazer indiretamente pela porta dos fundos o que um governo não pode fazer diretamente debaixo da constituição”. Ramaswamy, em postagem no Facebook.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto:

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024