Em um vídeo, Luiz Felipe Pondé conta quem é Jordan Peterson. Sua colocação vai muito além de ser o psicólogo clínico canadense e professor de psicologia da Universidade de Toronto.
De acordo com Luiz Felipe Pondé, Jordan Peterson é um intelectual que colocou sua posição e a sua visão contrária a uma certa tendência “politicamente correta” dentro de sala de aula.
Informação importante: o Canadá é também reconhecido como um dos países mais “politicamente corretos” do mundo.
“O contrário do politicamente correto não é, na verdade, aliado de um sistema de censura de constrangimento e um lobby que chega a produzir um certo medo nas pessoas”.
E aí vamos lembrar o estado em que está o humor, o estado em que está Hollywood, o estado que está a educação. “Todo mundo com medo de pensar e falar, e ser processado por alguém que diz que está sendo ofendido”.
Afinal, quem é Jordan Peterson?
Em seu vídeo, Pondé segue falando sobre Jordan Peterson:
Então acho que o Jordan Peterson sendo ele o intelectual e do Canadá, portanto do universo da língua inglesa, tem um papel superimportante nesse debate internacional e nesse lobby politicamente correto.
Ele enfrenta, a partir de um ferramental psicólogo, e ajuda também a relativizar uma certa obsessão com a ideia de construção social.
Leia também
Então quando ele traz referências do mundo da biologia pra dentro da psicologia, quando ele traz o ferramental que fala que o ser humano não é só o objeto de construção social (e por isso ele também é odiado por muita gente), me parece que também presta um serviço importante que é trazer à tona uma temática que que é característico desse povo politicamente correto e desse povo da construção social que são extremamente agressivos extremamente autoritários.
Afinal eles perseguem qualquer pessoa que não pensa igual a eles.
E assim, eles podem destruir a carreira, eles podem criar todo tipo de problema, e Jordan Peterson reúne, digamos assim, uma série de variáveis que o torna uma pessoa superimportante nesse debate internacional.
Ele está em um universo anglo saxão onde tudo o que ele faz pode ter uma repercussão gigantesca no mundo.
Mas, o mais importante a se dizer é que ele teve coragem de enfrentar este universo politicamente correto, de forma que ele tem um repertório necessário e suficiente para trazer para o debate da psicologia no comportamento contemporâneo. E é justamente a capacidade que ele tem de discutir temas completamente contemporâneos que eu acho muito importante.
Aliás, é por isso que ele viralizou e se transformou numa espécie de ícone de quem pensa intelectualmente, estuda, mas não quer fazer parte e não concorda com essa cartilha, uma verdadeira seita que é esse universo é politicamente correto.
Assista ao vídeo de Luiz Felipe Pondé:
Foto: reprodução/Youtube.