Quem é John Galt?

Quem é John Galt?

A pergunta original foi feita no livro “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, de 1957. A primeira edição brasileira tinha este mesmo nome: “Quem é John Galt?”.

Por Redação em 06/07/2020

O grupo Ancapistão Brasil tem espalhado ideias de liberdade econômica no Sul do Brasil por meio de outdoors.

O grupo se organizou voluntariamente para levar para as ruas mensagens que fazem os cidadãos questionarem o papel do Estado em suas vidas.

Nos outdoors podem ser vistas frases como “Para que uma sociedade seja livre, seu governo deve ser controlado” e “Quando você perceber que, para produzir, precisa pedir autorização para quem não produz nada, será tarde demais”, ditas por Ayn Rand, e “Não existe dinheiro público, existe dinheiro do pagador de impostos”, dita por Margaret Tatcher.

Quem é John Galt?

Em um dos outdoors está exibida a frase “Quem é John Galt?”, com o objetivo de aguçar a curiosidade do leitor. A pergunta original foi feita no livro “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, de 1957. A primeira edição brasileira tinha este mesmo nome: “Quem é John Galt?”.

“Quando você perceber que, para produzir, precisa pedir autorização para quem não produz nada, será tarde demais”, Ayn Rand

O Ancapistão Brasil teve início em um grupo de WhatsApp de mesmo nome. Seus membros são advogados, professores, comunicadores, profissionais liberais e celetistas que compactuam das ideias liberais e libertárias. A inspiração para exibir frases em outdoors veio de um grupo da cidade de Vitória, também pró-liberdade.

“Não existe dinheiro público, existe dinheiro do pagador de impostos”, Margaret Tatcher

Essa ação tem o amparo do Instituto Liberdade, ONG oriunda do Instituto Liberal do Rio Grande do Sul, que tem por missão a promoção da cultura da liberdade no Sul do País. Segundo Roberto Rachewsky, presidente do Instituto Liberdade, “a campanha apoia todos os indivíduos que criam e produzem valor na sociedade nesse momento dramático em que vivemos, estejam eles desempregados ou impedidos de trabalhar pelo governo.”

Essa campanha aconteceu no final de junho nas cidades Porto Alegre (12 outdoors), Vitória (50 outdoors), Blumenau e Florianópolis. “Vaquinhas” virtuais tem sido feitas em outras cidades para arrecadar fundos, como esta aqui.

Veja a matéria completa no site Acontecendo Aqui. E a entrevista com o Gabriel Cesar, diretor do movimento Ancapistão Brasil, aqui.


Foto: Reprodução/Vakinha/Matheus Bueno.