Quarentena aumenta a fome e pobreza no mundo

Quarentena aumenta a fome e pobreza no mundo

Quarentena aumenta a fome e o número de mortes consideravelmente. A Oxfam International apresentou estudo inédito durante a pandemia da Covid-19.

Por Redação em 28/07/2020

Estudo aponta: quarentena aumenta a fome e o número de mortes consideravelmente.

Noticiado pelo Correio Brasiliense, a Oxfam International, que atua em mais de 90 países, apresentou um estudo inédito realizado por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo vírus chinês. A quarentena aumenta a fome e pobreza.

A entidade foi enfática ao advertir sobre o aumento da fome no planeta à medida que a Covid-19 avança. Outro dado importante é que a pandemia está lançando milhões de pessoas a zona da pobreza extrema.

“De acordo com dados da organização não governamental britânica, a Covid-19 “jogou lenha à fogueira” de uma crise alimentar que vinha se acirrando nos últimos anos. Pelas estimativas da Oxfam, até o fim de 2020, entre 6,1 mil e 12,2 mil pessoas poderão morrer diariamente de fome em decorrência dos impactos socioeconômicos da pandemia. Os dados emitem um alerta global e direcionado ao Brasil, que corre o risco de voltar ao mapa da fome”, noticiou o jornal.

Programa Mundial de Alimentos da ONU

Cerca de 270 milhões de pessoas estarão em situação de crise de fome antes do fim do ano. A estimativa foi divulgada pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da agência da Organização das Nações Unidas (ONU),

Pior, este número representa um aumento aproximado de 82% em relação ao ano anterior. Tudo indica que a pandemia da Covid-19 é a grande responsável pelo aumento considerável no índice. Ainda no ano passado, 2019, cerca de 821 milhões de pessoas no mundo já sofriam com a insegurança alimentar. Destas, 149 milhões estavam em situação de crise de fome ou pior.

“Com a previsão da Oxfam de mortes adicionais provocadas pela Covid-19, o volume médio de perdas diárias de vidas para a fome crescerá até 50% neste ano”, divulgou o jornal.

Pra concluir, o comunicado da Oxfam destaca os 10 países e regiões com a maior incidência de fome extrema. São eles: Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Venezuela, região do Sahel da África Ocidental, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Síria e Haiti. Juntos, esses países e regiões abrigam 65% das pessoas em situação de crise de fome em todo o mundo.

Leia a matéria na íntegra.


Foto: Davidson Luna.