Quais as profissões com maior risco de contaminação?

Quais as profissões com maior risco de contaminação?

Quais profissões tem maior risco de contaminação pelo vírus chinês com base em contato, proximidade física e exposição.

Por Redação em 22/07/2020

Trabalhar de casa tem se tornado uma prática comum devido a legislações impostas por governos ao redor do mundo e para evitar o vírus chinês. Todos fomos afetados de alguma forma. Trabalhar de casa, entretanto, não é algo possível para um número significativo de pessoas, que – em maior ou menor grau – correm risco de contaminação.

O site Visual Capitalist estimou, com base no Occupation Information Network, quais profissões oferecem maior risco de contaminação. A estimativa foi feita com base em dados americanos.

Como o risco de contaminação pelo vírus chinês foi estimado

A pontuação para cada profissão é baseada na avaliação de três características: contato com outras pessoas, proximidade física e exposição a doenças e infecções.

Foi atribuído um peso igual a cada atributo. Em seguida, os atributos são somados para chegar a uma pontuação final de risco entre 0 e 100, com 100 representando o maior risco possível.

Empregos com uma pontuação de risco abaixo de 0,5 foram excluídos de análises posteriores e a maioria das ocupações realizadas por menos de 20.000 pessoas foi removida da lista final. Foram selecionadas 100 ocupações dentre as restantes. A renda média anual e o número de trabalhadores associados a cada um foram incluídos no estudo com base nos dados do Bureau of Labor Statistics, que é uma unidade do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Embora algumas dessas descobertas possam ser óbvias – enfermeiros e paramédicos têm maior chance de exposição ao vírus do que advogados e desenvolvedores de software, por exemplo – esses dados permitem atribuir uma figura mais quantitativa ao nível de risco de cada profissão.

As 10 primeiras profissões da lista são relacionadas a medicina e a odontologia, incluindo técnicos desses campos.

Motorista de ônibus (pontuação 47,9) e caixa (pontuação 41,7), por serem profissões que exigem que os trabalhadores estejam relativamente próximos dos clientes, tiveram uma pontuação alta. Os serviços que esses indivíduos ajudam a fornecer são essenciais e, apesar dos riscos, muitos têm trabalhado durante toda a pandemia.

Para checar a lista completa e a matéria na íntegra, visite o site Visual Capitalist.


Foto: Ant Rozetsky.