O que você precisa saber sobre prospecção de clientes

O que você precisa saber sobre prospecção de clientes

Prospecção de clientes tem que ser feita de forma certeira e aqui abordamos as principais formas: cold mailing, cold calling e redes sociais.

Por Redação em 10/05/2021

Prospecção de clientes é importante. Manter seus clientes atuais é fundamental, mas não é a única coisa importante. Sente que é hora de aumentar o número total de pessoas que sua empresa atende? Acompanhe abaixo formas de abordagem de clientes e clique aqui para ver 8 ferramentas que podem te ajudar no processo.

Prospecção de clientes por Cold Mailling

Também conhecido como “e-mail frio”, o Cold Mailing consiste na prática de tentar alcançar leads por meio de e-mails sem que tenha existido uma comunicação anterior com o destinatário. O principal objetivo do Cold Mailing é despertar a atenção do lead para que ele tenha vontade de conhecer a sua empresa através de um e-mail breve e direto, e queira se conectar com você.

Trata-se realmente de uma tentativa, visto que o principal desafio nessa forma de abordagem é encontrar a pessoa certa do outro lado da tela para iniciar uma conversa.

É um processo complexo, que requer habilidades de comunicação, técnicas comerciais e muita persistência do SDR (Sales Development Representative) ou do vendedor. No entanto, é uma estratégia eficaz para captar a atenção de um público, tem grande alcance e escalabilidade, e é pouco explorada pelas empresas.

Prospecção de clientes por Cold Calling

Sabe quando você recebe a ligação de um banco ou de uma operadora telefônica querendo vender seus serviços? Essa ação se chama “cold calling” e é uma técnica bastante utilizada no mundo de vendas.

É um método que os profissionais de vendas costumam não gostar muito, pois consideram que já está ultrapassado, principalmente depois do surgimento das redes sociais. No entanto, sabe-se que quando bem feitas, as ligações têm um alto potencial de conversão.

Quando comparado com e-mails automatizados, redes sociais e mensagens replicadas no LinkedIn, o cold calling é o tipo de touchpoint que mais converte em um fluxo de cadência.

Redes sociais

Com as mídias digitais, mudamos a forma de acessar a informação, de nos relacionarmos e até mesmo de consumir. Uma das vantagens é que o meio digital é mais barato para alcançar potenciais clientes quando comparado aos custos exorbitantes de um anúncio televisivo em horário nobre, por exemplo.

Outro diferencial é a questão da proximidade, já que por meio das redes sociais somos capazes de interagir com pessoas de todo canto do mundo.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: LinkedIn Sales Solutions.