Pró-vida: Suprema Corte dos EUA deve derrubar Roe versus Wade

Pró-vida: Suprema Corte dos EUA deve derrubar Roe versus Wade

Suprema Corte deve decidir pela proteção da vida.

Por Redação em 03/05/2022

Um documento ao qual o site Politico teve acesso indica que a Suprema Corte dos Estados Unidos deve derrubar a decisão do caso Roe versus Wade, de 1973, o que seria uma grande vitória pró-vida já que grande parte da jurisdição a respeito foi construída em cima do caso.

O Instituto Guttmacher estimou que a derrubada da decisão faria com que 26 estados americanos agiriam de forma a proteger a vida do nascituro.

Segundo rascunho da decisão dos juízes da Suprema Corte, os Estudos Unidos se despedirá de Roe versus Wade

O documento que o site Politico publicou na noite de segunda-feira (02/05/2022) é um rascunho de uma decisão majoritária do tribunal, na qual o juiz Samuel Alito ponderou que a decisão de quase 50 anos atrás “deve ser anulada”.

“É hora de prestar atenção à Constituição e devolver a questão do aborto aos representantes eleitos pelo povo”, acrescentou Alito. “[A decisão no caso] Roe [vs. Wade] estava flagrantemente errada desde o início. Seu raciocínio foi excepcionalmente fraco e a decisão teve consequências danosas. E longe de trazer um acordo nacional para a questão do aborto, Roe e Casey inflamaram o debate e aprofundaram a divisão”, afirmou o juiz.

Segundo o Politico, uma fonte informou que quatro juízes indicados por ex-presidentes republicanos (Clarence Thomas, Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett) acompanharam Alito após ouvir argumentações orais em dezembro, posição que permanece inalterada.

Já os três juízes indicados por ex-presidentes democratas (Stephen Breyer, Sonia Sotomayor e Elena Kagan) estariam trabalhando em votos contrários, segundo a fonte ouvida pelo Politico. Não se sabe como o presidente da Suprema Corte, John Roberts, votaria – em todo caso, a maioria pela derrubada da jurisprudência de 1973 já estaria formada. A decisão oficial deve ser anunciada até julho.

Para mais detalhes, clique aqui.



Foto: Reprodução/YouTube