Principais empresas de blockchain em 2020

Principais empresas de blockchain em 2020

2020 foi marcado pela inovação na segurança das transações via internet: as empresas de blockchain se destacaram no cenário mundial.

Por Redação em 06/01/2021

Sabemos que a tecnologia é sempre o tema do ano, com inovações que transformam a vida das pessoas de modo geral. Mas 2020 foi marcado pela inovação na segurança das transações feitas pela internet: as empresas de blockchain se destacaram no cenário mundial em 2020.

Blockchains ou Tecnologias de Registro Distribuído (DLT), chegaram para revolucionar a forma como os dados na internet (pública ou em redes privadas) são processados, gerenciados, compartilhados e protegidos.

Como já falamos em outras oportunidades aqui no Altavista.news, a proposta da blockchain é manter uma forma de tecnologia de contabilidade distribuída. Em outras palavras, blockchain é uma lista crescente de registros, chamados de blocos, que são vinculados usando algoritmos criptográficos, o que reforça a segurança.

De acordo com o Portal Beincrypto, cada bloco desses contém uma função hash criptográfica do bloco anterior, um carimbo de data/hora e os dados da transação.

A popularização do blockchain

Inegavelmente, a blockchain foi popularizada pelo Bitcoin. Mas seu uso não se restringe a criptomoedas.

“Os principais elementos da tecnologia incluem um livro razão distribuído imutável, registros à prova de violação e um algoritmo de consenso. Além disso, em alguns casos também há contratos inteligentes que são executados automaticamente por conjuntos de instruções”.

De acordo com o Portal Beincrypto, a tecnologia de blockchain vem desempenhando um papel cada vez mais importante nos setores, desde a agricultura até às finanças, por exemplo.

Nesse sentido, as empresas e desenvolvedores de blockchain estão aí para oferecer a funcionalidade que melhor se adapta a realidade do seu cliente.

Os sistemas de blockchain operam usando criptografia de alto nível e algoritmos de consenso complexos, o que torna a transação mais segura do que as tradicionais, protegidas somente por senha.

“Depois que uma transação é aprovada, ela é criptografada e vinculada à transação anterior na cadeia. Essas informações são armazenadas em uma rede de computadores em vez de em um único servidor, o que torna muito difícil para os agentes mal-intencionados comprometerem os dados”.

Blockchain, atualmente, é o método muito mais seguro de armazenamento de dados. E quando se trata de setores em que as informações são confidenciais, como o governamental, o financeiro ou o médico, a tecnologia blockchain se torna imprescindível.

Empresas de blockchain

Construir uma rede de blockchain segura e confiável do zero não é a mais simples das tarefas. Por isso, várias empresas surgiram como líderes, fornecendo serviços de desenvolvimento de blockchain para o mercado.

Portal Beincrypto, foi nos últimos dois anos a indústria floresceu. E dessa forma, selecionar provedores e desenvolvedores de blockchain profissionais ficou um pouco mais difícil.

De acordo com uma pesquisa da Statista (realizada em 2020), 36% dos executivos seniores disseram que suas organizações planejavam investir mais de 5 milhões de dólares em blockchain em 2021.

O mesmo estudo apontou que as receitas globais de tecnologia de blockchain vão crescer de forma maciça nos próximos anos. “Até 2025, a expectativa é que as receitas alcancem $ 40 bilhões”.

Por outro lado, o levantamento Deloitte Global Blockchain, que também publicado em 2020, sugere que mais de um terço das empresas globais estão incorporando nas suas operações, sistemas blockchain.

No Brasil, a wconnect e o CPQD são líderes no mercado. Ambas utilizam a tecnologia blockchain como plataforma de transformação digital, assim, acreditam que o blockchain é capaz de elevar o nível de confiança de um negócio, criando patamares de segurança, rastreabilidade e eficiência nas interações comerciais.

Tanto a a wconnect quanto o CPQD, empresas de blockchain, acreditam que o sistema é uma “base tecnológica com grande potencial de gerar valor para qualquer cadeia produtiva, beneficiando desde as empresas estabelecidas até as startups que buscam explorar iniciativas inovadoras no mercado”.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Markus Spiske.