Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Prêmio Empreenda Saúde 2021: conheça os 6 finalistas

Prêmio Empreenda Saúde 2021: conheça os 6 finalistas

O Prêmio Empreenda Saúde 2021 revelou os 06 projetos finalistas desta edição. A iniciativa da Fundação Everis, teve 297 startups inscritas.

Por Redação em 18/10/2021

O Prêmio Empreenda Saúde 2021 revelou os 06 projetos finalistas desta edição.

A iniciativa da Fundação Everis, teve 297 startups inscritas. Dessas, 06 iniciativas foram selecionadas para a grande final.

São elas: wconnect Tecnologia e Serviços, Youfeel Health, UpFlux, Vetra, Vivax Serviços e Annestech Innovation Rising.

Entenda o Prêmio Empreenda Saúde 2021

O Prêmio Empreenda Saúde foi lançado em 2015 com o propósito de atuar junto a comunidade. Dessa maneira, elenca iniciativas que colaboram com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Na prática, o Prêmio Empreenda Saúde 2021, avalia projetos e seus respectivos potenciais de contribuição com a comunidade.

A ideia é reconhecer as melhores práticas: processos e tecnologias É importante ressaltar que a área em questão é a da saúde.

Assim, o Prêmio Empreenda Saúde 2021 avaliará os seguintes aspectos:

Telehealth

Esta categoria prioriza as startups que trabalham para ampliar a assistência em saúde por meio do uso de ferramentas interativas, seja nos serviços públicos e privados. Aqui entram: teleconsultas, telemonitoramento, teleorientação, tele-educação, telematriciamento e Segunda Opinião Formativa (SOF), tendo base nas definições do Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde do Ministério da Saúde (2019).

Gestão de saúde populacional com foco em wellness

Startups que desenvolvem tecnologias voltadas à gestão de dados populacional, cuidados coordenados e integrados em saúde nos serviços públicos e privados, saúde digital com foco em prevenção de doenças, promoção de saúde, epidemiologia, saúde ocupacional e vigilância em saúde.

Eficiência operacional aplicada à Gestão da Saúde

Startups com foco na eficiência e efetividade nas gestões administrativas e assistenciais de serviços públicos ou privados, que promovam inovação por meio de novas ferramentas e tecnologias, que tragam maior produtividade, eficiência, e qualidade, nos âmbitos hospitalares, seguradoras/operadoras de saúde, laboratórios e outros elos da cadeia de saúde.

Premiação

De acordo com a Fundação Everis, o grande proposito do Prêmio Empreenda Saúde 2021 é identificar os melhores “projetos baseados em inovação tecnológica com alto impacto social, inovadores, escaláveis e sustentáveis, que melhorem a qualidade de vida das pessoas e da sociedade”.

O melhor projeto na área da Saúde representará o Brasil na final internacional do eAwards Global 2021, premiação internacional da fundação everis. Além disso receberá incentivo financeiro para colocar o projeto em prática e receberá mentoria específica.

Como a comunidade se beneficia com iniciativas como essa?

Segundo informações da fundação everis, de várias maneiras. Principalmente quando as tecnologias são empregadas a favor das pessoas.

Assim podemos citar: inteligência artificial, big data, blockchain, chatbot, IoT, realidade virtual, aplicativos moveis, entre outros.

A wconnect, por exemplo, utiliza inteligência artificial e blockchain para atender a comunidade por telemedicina, com a plataforma Simples ID, a evolução do Simples Receita.

A plataforma mudou a relação entre médicos e pacientes através da interoperabilidade de dados de saúde.

Com o Simples ID é possível realizar uma consulta médica, registrar a receita de medicamento, efetuar a compra de forma segura e receber o tratamento medicamentoso sem sair de casa.

O melhor disso tudo é que iniciativas como o Simples ID utilizam a tecnologia a favor da comunidade. De uma forma muito segura e envolvendo bastante tecnologia.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: reprodução/ LinkedIn.