É fundamental entender o passado da Europa para entender seu presente, e o livro “Pós-Guerra: história da Europa desde 1945”, do escritor inglês Tony Judt, vai te ajudar nisso.
Em suma, Tony Judt explica as transformações da Europa depois da segunda guerra. Desde a devastação e pobreza do final da Segunda Guerra até sua recuperação, passando pela queda da Europa Oriental nas garras do comunismo.
Ao longo da narrativa, o autor comenta sobre diversos temas interessantes. Por exemplo, a ascensão de Margaret Tatcher, o fenômeno do terrorismo e a decadência dos impérios coloniais.
Conheça melhor o autor e sua obra
Tony Judt é um dos historiadores e intelectuais mais respeitados da atualidade. De fato, ele dedicou pelo menos uma década de pesquisa à desafiadora tarefa de escrever seu livro.
Primeiramente, cada país tem seu momento de entrar em cena. Entretanto, os “temas macro” estão sempre em foco, como a guerra fria, a relação de amor e ódio dos países europeus com os Estados Unidos, revoluções culturais e outros.
Apesar do tamanho e complexidade do continente, Judt conseguiu criar um relato coeso ao mesmo tempo acessível leigos no assunto.
Leia também
“Fotografias e documentários da época mostram fluxos patéticos de civis impotentes atravessando paisagens arrasadas, com cidades destruídas e campos áridos. Crianças órfãs perambulando melancólicas, passando por grupos de mulheres exaustas que reviram montes de entulho. Deportados e prisioneiros de campos de concentração, com as cabeças raspadas e vestindo pijamas listrados, fitam a câmera, com indiferença, famintos doentes. Até os bondes parecem traumatizados_ impulsionados por corrente elétrica intermitente, aos trancos, ao longo de trilhos danificados. Tudo e todos_ exceto as bem nutridas forças aliadas de ocupação_ parecem surrados, desprovidos de recursos, exauridos.”
Página 27 de Pós-Guerra: história da Europa desde 1945
Sem dúvida é uma leitura imperdível.
Clique aqui para saber mais.
Foto: Museums Victoria.