Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Por assinaturas digitais modernas, seguras e acessíveis a todos

Por assinaturas digitais modernas, seguras e acessíveis a todos

A carta pede que se amplie o acesso a serviços públicos com assinaturas digitais modernas, utilizando novas tecnologias como blockchain.

Por Redação em 23/09/2020

Sim, a pandemia de coronavírus provocada pelo vírus chinês, está mostrando ao mundo sua verdadeira missão: a de reinvenção da economia, do modo de viver e a aceleração de algumas áreas, como a tecnológica por exemplo. As assinaturas digitais são provas disso.  

De acordo com o ITS – Instituto de Tecnologia e Sociedade, as novas tecnologias digitais estão mudando radicalmente a maneira como nós estamos vivendo, trabalhando, consumindo e interagindo.

“A capacidade do governo de responder a este fenômeno e oferecer serviços públicos mais simples, convenientes e inclusivos é crucial”.

A simplificação da burocracia para a criação de assinaturas digitais, como já notificamos anteriormente aqui no altavista.news, é de extrema importância, afinal somente 2% da população utiliza o atual modelo de identidade digital.

O atual modelo de identidade digital, baseado no certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, tem um custo de anual de pelo menos R$ 200, o que o torna inacessível a maior parte da população, o que significa uma restrição ao acesso das pessoas a digitalização e ao e-Gov.

Assinatura digitais modernas

Foi pensando nisso que o ITS criou uma carta aberta. O instituto busca impulsionar a proposta de criação de assinaturas digitais modernas, seguras e acessíveis a todos.

Com a aprovação da Medida Provisória 983/2020 (PLV 32/2020) pelo Congresso Nacional, o estado brasileiro está apto a modernização. Dessa forma, amplia o uso e validade jurídica das assinaturas eletrônicas nos moldes dos países mais avançados.

“Sua sanção, com vetos, pelo Sr. Presidente da República dotará a administração pública de meios legais que permitirão avanços significativos na transformação digital do governo brasileiro, tornando-o menos burocrático, mais eficiente e mais próximo do cidadão”.

Instituições que assinam a carta pelas assinaturas digitais:

ITS – Instituto de Tecnologia e Sociedade;

ABFintechs – Associação Brasileira de Fintechs;

Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;

Abstartups – Associação Brasileira de Startups;

ABVECAP – Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital;

APPOL/RJ – Associação de Papiloscopistas Policiais do Rio de Janeiro;

Anjos do Brasil;

BrazilLAB;

CAUSE;

Cedis/IDP – Centro de Estudos de Direito, Internet e Sociedade do Instituto Brasiliense de Direito Público;

Dínamo;

IT&E – Instituto de Tecnologia e Equidade;

Livres;

Movimento Agora;

Simples Receita;

WeGov.

Pessoas físicas também podem assinar a carta.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Rodion Kutsaev.