PIX será gratuito, com exceções

PIX será gratuito, com exceções

PIX é um serviço gratuito que permitirá transações e pagamentos a qualquer horário do dia, todos dias da semana. Gratuidade tem exceções.

Por Redação em 05/10/2020

O Banco Central (BC) divulgou uma nota oficial na última quinta-feira (01/10/2020) sobre o uso do PIX. Anteriormente já falamos sobre o PIX aqui no altavista.news. Trata-se de um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo BC. O PIX é um serviço gratuito, mas com exceções.

PIX será gratuito

A princípio o PIX gratuito vale para todas as pessoas físicas (CPF) que tiverem contas em bancos e empreendedores individuais, inclusive os microempreendedores individuais.

De acordo com o Banco Central, uma transação financeira ou pagamento poderá ser realizado a qualquer dia da semana e horário, e a quantia cai na mesma hora.

Apesar disso e de todas essas facilidades, isso vale para os casos de PIX enquanto serviço gratuito.

Em sua nota, o Banco Central declarou que com a PIX, na prática, haverá redução de custos para as instituições financeiras. Ou seja, já uma expectativa de que o PIX substituía os nosso já conhecidos DOC e TED.

As exceções no PIX

Por outro lado, como em toda regra há exceções, as pessoas jurídicas (CNPJ), poderão ser tarifadas pelas instituições financeiras ou de pagamento que ofertarem o serviço.

“Há também exceção na gratuidade do serviço para pessoas físicas : quando recebem pagamento de venda de produto ou de serviço prestado; ou ao usar canal presencial ou de telefonia para realizar um PIX”, informou o Banco Central.

O Banco Central, por sua vez, exigiu a disponibilização do PIX para bancos com mais de 500 mil clientes.

Em contrapartida, outras instituições financeiras também poderão aderir ao serviço.

PIX: cadastramento

Embora o início da operação esteja prevista para 11 de novembro, a partir de hoje, 5 de outubro de 2020, os futuros usuários já poderão se cadastrar no PIX. O intuito do Banco Central é que eles se familiarizem com a nova ferramenta.

Para ler mais a respeito do PIX, clique aqui.


Foto: reprodução/Youtube.