Paulo Freire plagiou Laubach? Conheça o método de alfabetização

Paulo Freire plagiou Laubach? Conheça o método de alfabetização

Paulo Freire plagiou Laubach? Sabe-se que o método Laubach para alfabetização de adultos foi criado pelo missionário protestante.

Por Redação em 27/07/2020

Paulo Freire plagiou Laubach? A interrogação leva imediatamente a dúvida. Sabe-se que o método Laubach para alfabetização de adultos foi criado pelo missionário protestante norte-americano Frank Charles Laubach, que viveu de 1884 a 1970.  

Seu método foi desenvolvido nas Filipinas, em 1915 aproximadamente, e foi utilizado em grande escala por toda a Ásia e em várias partes da América Latina, durante quase todo o século 20. E foi na América Latina, ao que tudo indica, que Paulo Freire plagiou Laubach.

Com o final da Guerra entre Estados Unidos e Espanha, a ilha de Mindanao, nas Filipinas, ficou sob domínio norte-americano, e o missionário Frank Laubach foi enviado para a ilha para trabalhar para a igreja. De acordo com artigo publicado no Portal Escola Sem Partido, a população moura filipina era analfabeta, com exceção dos sacerdotes islamitas, que sabiam ler árabe e podiam interpretar o Alcorão.

A língua maranao, embora fosse o idioma falado pelos mouros na ilha, nunca havia sido escrito. O então missionário Laubach enfrentara um problema duplo: como criar uma língua escrita, e como ensinar essa escrita aos filipinos, para que esses pudessem ler a Bíblia. Haviam cerca de 17 dialetos distintos naquele arquipélago, o que dificultava ainda mais a tarefa do educador.

O método

Segundo o arquivo, foi com o auxilio do educador filipino Donato Gália que Laubach adaptou o alfabeto inglês ao dialeto mouro utilizado na ilha. O passo seguinte foi adaptar um antigo método norte-americano, de reconhecimento de palavras escritas por meio de retratos de objetos familiares do cotidiano do aluno, a fim de ensinar a leitura da nova língua escrita. “A letra inicial do nome do objeto recebia uma ênfase especial, de modo que aluno passava a reconhecê-la em outras situações, passando então a juntar as letras e a formar palavras”.

Paulo Freire plagiou Laubach: “as cartilhas de Laubach foram copiadas pelos marxistas em Pernambuco, dando ênfase à luta de classes. O autor dessas outras cartilhas era Paulo Freire, que emprestou seu nome à “nova metodologia” como se a ela fosse de sua autoria”.

Laubach trabalhou por 30 anos nas Filipinas e em todo o sul da Ásia utilizando esse método, e foi assim que conseguiu alfabetizar 60% da população filipina.

América Latina

Na América Latina, o método Laubach chegou no período da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, chegou em 1943 e foi introduzido pelo próprio Laubach, a pedido do governo brasileiro. Laubach veio ao Brasil para explicar sua metodologia. De acordo com artigo publicado no Portal Escola Sem Partido, “as cartilhas de Laubach foram copiadas pelos marxistas em Pernambuco, dando ênfase à luta de classes. O autor dessas outras cartilhas era Paulo Freire, que emprestou seu nome à “nova metodologia” como se a ela fosse de sua autoria”.

Tudo indica que Paulo Freire plagiou Laubach.

Ficou instigado a saber mais? Confira o artigo na íntegra.


Foto: In Touch Ministries Magazine.