Paraíso socialista: Cuba sofre epidemia de sarna

Paraíso socialista: Cuba sofre epidemia de sarna

Cuba sofre com epidemia de sarna devido a falta de medicamentos. O governo está praticamente evitando o assunto.

Por Redação em 27/05/2021

Cuba sofre com epidemia de sarna: a aguda falta de medicamentos está permitindo que doenças controláveis ​​se espalhem por Cuba, criando situações insuportáveis ​​para muitas famílias. É o caso da sarna, da qual os cubanos reclamam constantemente nas redes sociais e que está em vias de se espalhar em Mayarí, Holguín.

“Todos nós a temos em minha casa há dois meses”, diz Luis Torres, aposentado da indústria de níquel.

“Isso é insuportável, ninguém consegue dormir à noite e não sabemos o que fazer. Eles não vendem remédios para isso, e as ervas ajudam, mas não curam completamente. Os médicos falavam pra você não se automedicar, agora falam pra você ‘vai ver que remédio você consegue aí’”.

Luis Torres

Cuba sofre, mais do que de uma epidemia de sarna, de uma epidemia de falta de remédios

A sarna é causada pelo parasita Sarcoptes Scabiei, um ácaro microscópico que tende a causar coceira pela secreção de uma toxina alergênica à medida que penetra na pele e se reproduz.

Com os medicamentos certos, como permetrina, lindano e benzoato de benzila, ele pode ser curado com relativa facilidade. Caso contrário, pode-se sofrer de sarna por longos períodos. No caso de infecções cutâneas associadas produzidas por estafilococos e estreptococos, é necessário tratamento com antibióticos, ou complicações mais graves podem ocorrer.

Mas todos esses medicamentos são terrivelmente escassos (não esporádicos, como em outras épocas) em Cuba e não há solução à vista em termos de suprimentos. O governo está praticamente evitando o assunto. Parece estar apenas prestando atenção ao status das vacinas contra Covid-19 e negligenciando outras doenças que podem ser tão ou mais perigosas.

No programa de televisão Mesa Redonda da quarta-feira, 10 de fevereiro, Marino Murillo (porta-voz oficial das medidas da Tarea Ordenamiento) anunciou uma redução nos preços dos medicamentos cujos preços haviam subido astronomicamente no mês passado, mas nada disse sobre as farmácias que estiveram vazias por mais de três anos, e quando serão reabastecidas. Enquanto isso, as pessoas estão sofrendo de pragas curáveis, e municípios como Mayarí correm o risco real de um grande surto de sarna de estilo medieval.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Diário de Cuba.