Papa contra aborto: “Um assassinato que não se pode apresentar como direito humano”

Papa contra aborto: “Um assassinato que não se pode apresentar como direito humano”

O Papa Francisco tem se posicionado contra o aborto e pediu para que políticos, independente de sua fé, coloquem a vida e o bem comum em primeiro lugar.

Por Redação em 01/09/2020

O Papa Francisco tem se posicionado contra o aborto em diversas ocasiões. Em fevereiro desse ano ele afirmou que “apagar voluntariamente a vida no seu desabrochar é, em todos os casos, uma traição à nossa vocação”.

Durante uma audiência no Vaticano com o Movimento pela Vida, o Papa ainda disse que “onde há vida, há esperança. Mas se a própria vida é violada quando surge, o que resta já não é o recebimento agradecido e maravilhado do presente, mas um cálculo frio do que temos e do que podemos dispor”.

Papa fala sobre a relação entre Estado e a vida humana

Ainda na audiência, ele comentou a respeito da relação entre o Estado e o aborto. Segundo o Papa, “aqueles concebidos são filhos de toda a sociedade, e seu assassinato em grande número, com a aprovação dos Estados, constitui um grave problema que prejudica na base a construção da justiça, comprometendo a solução adequada de qualquer outra questão humana e social”.

Ainda no tema de bem estar social, ele enfatizou que “cuidar da vida exige que se faça isso durante toda a vida e até o fim. Também, exige-se que se coloque toda a atenção às condições de vida. A saúde, a educação, as oportunidades de trabalho, e assim por diante; por fim, tudo o que permite a uma pessoa viver de modo digno”.

Ele aproveitou o momento também para se comunicar com políticos em geral, pedindo para que eles, independente da fé de cada um, tenham como prioridade o bem comum e a defesa da vida.

Papa contra aborto em caso de estupro

Algum tempo depois, o Papa falou sobre aborto em caso de estupro em uma entrevista para o jornalista espanhol Jordi Évole. Ele também se posicionou contra e questionou se é lícito eliminar uma vida para resolver um problema.

Para ler a matéria completa, acesse o site Acidigital.


Foto: Ashwin Vaswani.