Pais fundadores dos EUA: o que fariam no Brasil hoje?

Pais fundadores dos EUA: o que fariam no Brasil hoje?

Os pais fundadors dos EUA deixaram escritas suas ideias de liberdade. Ainda temos um pouco deles conosco.

Por Redação em 27/01/2021

Enquanto eu assistia deputados brigando, relia um texto escrito pelos pais fundadores dos EUA que considero ser o mais belo texto da história da política:

“…que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade. Que para garantir esses direitos, os governos são instituídos entre os homens, obtendo seus poderes justos do consentimento dos governados, que sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva desses fins, é o direito do povo de alterá-lo ou aboli-lo, e Instituir um novo Governo, lançando suas bases em tais princípios e organizando seus poderes em tal forma, parecerá muito provável que afetem sua Segurança e Felicidade.” Excerto da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, em 04 de Julho de 1776”.

Excerto da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, em 04 de Julho de 1776.

Os pais fundadores dos EUA chegaram até nós pelo seu legado

Tento transportar, imaginariamente, Thomas Jefferson, James Madison, Benjamin Franklin, George Washington, Thomas Paine, John Adams, Patrick Henry para o Congresso Nacional. De fato, pensando que talvez eles pudessem transformar o Brasil em uma sociedade civilizada. Por exemplo, como aquela que esses homens criaram. Entretanto, me dou conta que eles vivem entre nós através das ideias que nos legaram, da própria constituição que inspiraram.

Os pais fundadores dos Estados Unidos da América fundaram jornais, universidades, leis, instituições, um país inteiro para construir a modernidade.

Aqui estou eu assistindo pelo YouTube a trogloditas engravatados, bárbaros fantasiados de gente civilizada, assassinando o decoro, a moral e a própria linguagem.

Os pais fundadores dos Estados Unidos da América, em pleno século XVIII, podiam não ter as maravilhas criadas pelo homem que nossos políticos têm. No entanto, os políticos brasileiros não têm o que aqueles homens tinham: a sabedoria e a coragem necessárias para fazerem o que é preciso ser feito, criar um governo limitado, com o único propósito de proteger os direitos individuais, acreditando que o ser humano, munido do direito à vida, à liberdade, à propriedade e à busca da própria felicidade, pode florescer e prosperar para construir um país como os signatários da Declaração de Independência construíram.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: May.