Os países mais inteligentes do mundo

Os países mais inteligentes do mundo

Pesquisas realizadas pelos professores Richard Lynn e Tatu Vanhanen apontam a lista dos países mais inteligentes do mundo.

Por Redação em 06/01/2021

Sem sombra de dúvida, a inteligência é uma das qualidades mais desejadas em e mais buscada em todo o mundo. E quando se trata de países mais inteligentes do mundo, essa premissa é ainda mais almejada.

Em primeiro lugar, em termos de nação, a inteligência está correlacionada com rendimentos, saúde, nível social entre outros.

De acordo com as pesquisas realizadas pelos professores Richard Lynn e Tatu Vanhanen, “existe uma clara correlação entre o quociente intelectual e a economia de um país”.

Segundo o Portal MDig, estes mesmos professores estudaram mais de 80 países para determinar a média de QI (coeficiente intelectual) em o 2006. Embora este dado já tenha sido atualizado recentemente.

O QI nos países mais inteligentes do mundo

Sim, há uma grande polêmica em torno das informações que formam o QI.

Alguns questionam se o QI nos países mais inteligente do mundo é composto somente por informações relacionadas a educação, meio ambiente e fatores culturais, ou se a genética exerce também influência nisso.

De acordo com o MDig, ao que parece, a “ciência inclina-se a pensar que tanto a genética como o meio influenciam; ainda que seja notável que a inteligência herdada geneticamente a sua vez é influenciada pelo ambiente, de modo que existe uma rótula de retroalimentação”.

De toda maneira, entre os cientistas, existe uma consciência de que o QI só mede um tipo de inteligência, e não deve ser considerado um padrão.

O MDig divulgou a lista do estudo realizado por professores Richard Lynn e Tatu Vanhanen. Surpreendentemente os países do leste de Ásia ocupando todos os primeiros lugares. Embora, Itália, Islândia e Suíça estão no grupo que completam o top 10 da lista.

Entre os países listados da América Latina no índice dos países mais inteligentes do mundo, o melhor colocado é o Uruguai que apresentou 96 pontos.

Seguindo da Argentina com 93 pontos e Chile que apresentou 90 pontos. Costa Rica estou na lista com 89 pontos, enquanto Brasil, Equador e México têm 88 pontos.

Para ler a matéria na íntegra, clica aqui.


Foto: Amy Humphries.