Origem do vírus causador da Covid-19: OMS relata pressão de cientistas chineses

Origem do vírus causador da Covid-19: OMS relata pressão de cientistas chineses

Origem do vírus causador da Covid-19: OMS relata pressão de cientistas chineses para descartar hipótese de que vazou de laboratório.

Por Redação em 26/10/2021

Cientistas chineses pressionaram a OMS (Organização Mundial da Saúde) no que diz respeito a origem do vírus causador da Covid-19.

A informação foi dada por Peter Ben Embarek, especialista em segurança alimentar e doenças animais. A OMS organizou uma missão para investigar as origens do vírus, e Embarek liderou as investigações.

China contra teoria de vazamento

No documentário entitulado “O Mistério do Vírus”, que foi ao ar em no canal de televisão dinamarquês TV2, Embarek afirma que os pesquisadores chineses do grupo foram contrários a fazer uma conexão entre as origens da pandemia e o Instituto de Virologia de Wuhan em um relatório que detalhou a investigação.

“No início, eles não queriam nada sobre o laboratório [no relatório], porque era impossível, então não havia necessidade de perder tempo com isso”, diz ele. “Insistimos em incluir isso, porque fazia parte de toda a questão sobre a origem do vírus.”

Ele disse que, por fim, concordaram em discutir a teoria de vazamento de laboratório no relatório “com a condição de que não recomendássemos nenhum estudo específico para promover essa hipótese.”

A discussão sobre a inclusão da teoria do vazamento de laboratório no relatório teria durado até dois dias antes da conclusão da missão.

O resultado

O resultado foi que a equipe de especialistas que estavam fazendo a investigação divulgou um relatório em março dizendo que o vírus provavelmente se espalhou de um animal para humanos e chamou a teoria de que o vírus foi liberado em um acidente de laboratório de “extremamente improvável”.

Após o lançamento do documentário, Embarek voltou atrás em alguns de seus comentários e disse que a entrevista havia sido mal traduzida na cobertura da imprensa em inglês.

E será que a origem do vírus causador da Covid-19 é o Laboratório de Virologia de Wuhan?

De acordo com Embarek: “Um funcionário de laboratório infectado em campo enquanto coletava amostras em uma caverna de morcegos – esse cenário pertence tanto a uma hipótese de vazamento de laboratório quanto à nossa primeira hipótese de infecção direta de morcego para humano. Vimos essa hipótese como uma hipótese provável.”

Ele também sugeriu durante a entrevista que não foram incluídos no documentário que poderia ter havido “erro humano”, embora o sistema político chinês não permita que as autoridades admitam isso.

Em julho de 2021, o chefe da OMS afirmou que era “prematuro” descartar a possibilidade de que o novo coronavírus tenha vazado de um laboratório.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral, afirmou em uma entrevista coletiva em 15 de julho que a organização está “pedindo à China que seja transparente, aberta e coopere, especialmente com as informações, dados brutos que solicitamos nos primeiros dias da pandemia.”

Segundo ele, houve um “impulso prematuro” para descartar um vazamento de laboratório como a origem da pandemia do coronavírus.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube