Mercado de dados (big data): oportunidades inéditas

Mercado de dados (big data): oportunidades inéditas

O mercado de dados (big data marketplace) já existe e a tendência é de expansão. Se você tem dados, existem formas de explorá-los.

Por Redação em 19/03/2021

Como o mercado de dados, ou big data marketplace, cria novas e valiosas oportunidades para o uso de dados?

Ao que tudo indica, o mercado de dados está no futuro da humanidade. Estima-se que, até 2030, mais de 1 milhão de organizações monetizarão seus ativos de dados e mais de 12 exabytes de dados serão negociados todos os dias.

Então, quase 100% das empresas de vendas de dados estarão vendendo dados aos compradores. Portanto, esses mercados se tornarão um “must-have” na próxima onda da revolução tecnológica.

O que é um data marketplace?

 Em síntese, são mercados online onde você pode comprar e vender dados.

Isso pode incluir dados relativos à inteligência de negócios, informações pessoais, demografia, publicidade, pesquisa e marketing.

Por que um mercado de dados é importante?

Ele tem uma existência vital no mundo de hoje devido a vários motivos.

Os mercados de big data permitem que os compradores de dados entendam que comprar quais dados ajudaria a atender as necessidades de seus clintes.

Finalmente, a monetização de dados pode ser de grande importância para os editores, como proprietários de aplicativos ou sites, pois eles encontram grandes oportunidades para gerar valor econômico.

Como funciona o mercado de dados?

Primeiramente, uma entidade criptografa e torna anônimos seu fluxo de dados. Finalmente, compradores de dados adquirem o fluxo de dados desejável por meio de um contrato inteligente automatizado.

Obviamente, a partir daí, a empresa que comprou os dados opta por uma dentre as inúmeras estratégias para utilizar os dados forma mais proveitosa possível.

Se você é uma marca ou agência que não coleta dados do seu público-alvo, está perdendo coisas como potencial geração de receita externa e alternativa, otimização interna e melhor planejamento do negócio.

Plataformas de compra e venda

Já existem plataformas fornecendo dados sobre: saúde finanças, mobilidade e outros.

Vamos falar sobre alguns delas:

Datafy

A Datafy, da wconnect, recebe dados e informações de uma ampla gama de fornecedores e de fontes distintas. Primeiramente, ela analisa os dados e garante sua qualidade e confiabilidade. A seguir, ela os indexa para que você possa encontrar facilmente o que procura na API ou diretamente no portal.

AudiencePrime

AudiencePrime oferece informações sobre segmentos de público relevantes para você a partir de provedores de dados confiáveis. É essencial para marketing focado em grupos muito específicos.

Dawex

A plataforma de dados Dawex permite flexibilidade para vender, comprar e compartilhar dados. Em suma, você configura uma licença de contrato personalizada para vender seus dados e ainda pode acessar novas fontes, enquanto protege suas informações.

Para saber mais sobre mercado de dados, clique aqui.


Foto: Obi Onyeador.