O que é Open Banking e como funciona?

O que é Open Banking e como funciona?

Em um sistema bancário aberto, seu banco poderá compartilhar seus dados com outras instituições financeiras.

Por Redação em 21/05/2021

Open Banking é um termo emprestado do inglês que descreve um sistema em que há compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros.

O open banking, em síntese, permite que um banco compartilhe informações com outras instituições financeiras. Ele surge como alternativa ao modelo de negócios mais antigo do setor bancário, que restringe as informações dos clientes a uma única instituição.

O que open banking tem a ver com privacidade?

Por um lado, mesmo que o cliente tenha um bom histórico junto a determinado banco, a concorrência não sabe disso e, portanto, não lhe confere crédito de forma atrativa.

Por outro, muitas pessoas se preocupam com privacidade. O cliente, inicialmente, vai precisar dar permissão para seu banco repassar suas informações para outras instituições financeiras, mas alguns receiam que com o tempo isso leve a um banco de dados central governamental com informações de todos os cidadãos.

Segurança

Se mais instituições terão acesso aos seus dados, a preocupação com a proteção deles é inevitável. Maior exposição pode facilitar fraudes, transações não autorizadas e outros problemas.

Por isso, países que adotam esse conceito geralmente também formulam legislações para regulamentar as entidades que participam do sistema financeiro e a forma como elas compartilham dados. Por exemplo, em geral, as informações só podem circular quando preservadas pela criptografia.

Senhas e outras barreiras digitais obviamente também costumam ser impostas para que o sistema funcione de maneira adequada.

Caso haja vazamento de dados, a legislação dos países que já adotam open banking prevê mecanismos jurídicos de compensação.

Afinal, para que o open banking seja bem-sucedido, será necessário, no início, convencer os clientes a liberarem seus dados.

E no Brasil?

Em 2019, o Banco Central deu o primeiro passo concreto para a regulamentação do open banking, publicando o Comunicado nº 33.455/2019. O documento divulgou os requisitos fundamentais para sua implementação no sistema financeiro brasileiro.

“A expectativa é que o open banking esteja funcionando até o final de 2021”, explica Maurício Conti, diretor de operações da wconnect, consultoria especializada na implantação de bancos digitais.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Stephen Phillips.