ONG Nossas apoia Sleeping Giants, BLM Brasil e Antifas?

ONG Nossas apoia Sleeping Giants, BLM Brasil e Antifas?

ONG Nossas: "caso julgássemos essa atuação antiética ou contrária a valores de democracia e solidariedade, não permitiríamos o uso do BONDE".

Por Redação em 20/01/2021

Afinal, qual é a relação entre a ONG Nossas.Org e o Sleeping Giants, grupo esquerdista que tenta fazer pressão em empresas que não apoiam suas pautas?

Antes de tudo, vale a pena saber que o estatuto social da ONG é assinado Alessandra Orofino, fundadora do Minha Sampa e pela criadora do Meu Rio.

Alessandra é responsável pela direção do programa de TV GregNews, apresentado por Gregorio Duvivier, conhecido crítico do liberalismo e do conservadorismo. Além disso, ela também foi idealizadora e diretora de um vídeo apresentado por Felipe Neto onde há pesadas críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao presidente norte-americano Donald Trump.

ONG Nossas e o projeto Bonde

Um dos projetos incubados pela Nossas é o Bonde, uma plataforma de criação de ferramentas online para pressionar organizações. Em suma, os clientes compram a tecnologia que facilita o disparo massivo de e-mail contra os alvos escolhidos.

O Bonde foi, por exemplo, a tecnologia escolhida pelo Sleeping Giants Brasil para tentar cortar todas as linhas de financiamento utilizadas pelo escritor Olavo de Carvalho.

Após a Gazeta do Povo publicar uma reportagem a respeito da relação entre a Nossas e o Sleeping Giants, a ONG se pronunciou e simplesmente disse que não se responsabiliza “pelo conteúdo dos sites criados por terceiros”. Continuou, entretanto, sem esclarecer quais entidades a financiam.

“O trabalho que a organização Sleeping Giants desenvolve em outras plataformas, como nas redes sociais, não é de competência do NOSSAS, por isso não temos meios formais de intervir em sua atuação. No entanto, caso julgássemos essa atuação antiética ou contrária a valores de democracia e solidariedade, não permitiríamos o uso do BONDE”, escreveu. Leia aqui a íntegra da resposta da Nossas.org.

Fica claro, portanto, que o que o Sleeping Giants Brasil tem feito não fere os valores da Nossas. Dado que o Sleeping Giants americano apoia Black Lives Matter e Antifas, é razoável concluir que a Nossas também apoia.

Anonimato sempre

A identificação da ONG Nossas é um dos poucos rastros deixados pelo esquema profissional de ocultação de dados adotado pelo Sleeping Giants.

Dentre as técnicas que o grupo utiliza para manter sua identidade em sigilo, está, por exemplo, a hospedagem do site em um servidor estrangeiro. Os desenvolvedores utilizam um serviço estrangeiro de proxy anônimo no registro do domínio para manterem suas identidades em segredo (no Brasil, há uma vedação legal ao anonimato, o que não permite a disponibilização desse tipo de serviço).

Surpreendentemente, o código-fonte do site criado pelo Sleeping Giants Brasil faz menções (e utiliza a mesma estrutura) aos sites Meu Rio e Minha Porto Alegre. Ambos os domínios (meurio.org.br e minhaportoalegre.org.br) estão registrados no nome de Anna Enrica Duncan, que é Diretora de Projetos e Diretora Adjunta da ONG Nossas, de acordo com o site da entidade.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook.