Por Redação em 20/06/2020
Com a chegada do vírus chinês no Brasil, o Ministério da Saúde adotou o uso obrigatório da máscara. A justificativa é que com o uso dela você se protege e protege o próximo também.
Cirúrgica ou não, a máscara já faz parte do look do dia-a-dia do brasileiro e para que você a use corretamente, listamos os oito passos para sua colocação perfeita. Veja:
Leia também
- Higienize as mãos: nada como água e sabão por pelo menos 20 segundos. Em seguida, seque suas mãos com papel toalha e, caso tenha que abrir alguma porta para mudar de ambiente, utilize papel toalha para tocar a maçaneta. Na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, utilize álcool 70%.
- Verifique se a máscara está em perfeitas condições de uso. Caso haja algum rasgo, descarte-a imediatamente.
- Coloque a máscara na posição correta. As máscaras cirúrgicas tem um detalhe que encaixa perfeitamente no nariz.
- A parte interna das máscaras médicas são brancas. Já as demais, deve-se observar a linha da costura antes de vesti-la.
- Coloque a máscara no rosto. Preferencialmente não toque a altura da boca e do nariz com as mãos. Ela deve proteger obrigatoriamente estas duas partes do corpo humano.
- Máscaras com alças para as orelhas: as máscaras mais comuns têm duas alças laterais. Você deve encaixá-las nas orelhas.
- Máscaras com tiras para amarrar: coloque a máscara no rosto e amarre uma das fitas na altura das orelhas e a outra na altura da nuca. A máscara de ficar confortável, porém segura.
- Máscaras com faixas: coloque a máscara no rosto, em seguida puxe a faixa superior por cima da cabeça e a outra passe para a nuca.
- Ajuste a máscara no nariz. Esse é o pulo do gato para garantir a eficiência do uso.
- Se estiver usando a versão de amarrar, o ajuste da altura das tiras é que fará a diferença na segurança e no conforto na hora do uso.
- E para encerrar, ajuste a máscara abaixo do queixo. Lembre-se a eficiência do uso está em usá-la corretamente.
Com informações do site Wikihow.
Foto: Ani Kolleshi no Unsplash.