OEA não reconhece resultado das eleições na Venezuela

OEA não reconhece resultado das eleições na Venezuela

Além da OEA não reconhecer os resultados das eleições na Venezuela, acusa Nicolás Maduro de estar consolidando uma ditadura no país.

Por Redação em 11/01/2021

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução na qual não reconhece o resultado das eleições parlamentares na Venezuela. Além disso, acusa Nicolás Maduro de estar consolidando uma ditadura no país por meio de seu “regime ilegítimo”.

De acordo com artigo publicado na Revista Oeste, o texto determina que a organização deve “rechaçar as eleições fraudulentas realizadas pela Venezuela em 6 de dezembro de 2020 e não reconhecer os resultados, por não terem sido livres nem feitas em conformidade com as condições estabelecidas no direito internacional”.

O fato é que a OEA não reconhece resultado das eleições na Venezuela. Assim, apresentou o projeto de resolução que teve 21 votos a favor. Com isso, a aprovação do projeto foi consolidada com 3 votos a mais do que o necessário.  

Ainda de acordo com o artigo publicado na Revista Oeste, Bolívia e México votaram contra. O número de abstenções chegou a cinco. Além disso, ficou registrada a ausência de seis países.

Vale ressaltar que mesmo antes da OEA apresentar a resolução na qual não recebe o resultado das eleições parlamentares na Venezuela, a União Europeia já havia “repulsado” o resultado do pleito, bem como outros 50 países.

Na oposição estão: Cuba e Rússia que parabenizaram o chavismo pela vitória nas eleições.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Jonathan Mendez.