O túmulo de Allan Kardec é o mais visitado no Père Lachaise

O túmulo de Allan Kardec é o mais visitado no Père Lachaise

O cemitério Père Lachaise é uma das atrações turísticas mais visitadas de Paris. Isso porque tem jardins, muitas árvores, e o túmulo de Allan Kardec.

Por Redação em 17/03/2021

Por que o túmulo de Allan Kardec é o mais visitado no cemitério Père Lachaise, em Paris?

A pergunta é intrigante e, por isso, vamos por partes.

O cemitério Père-Lachaise é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Isso porque tem jardins e muitas árvores, o que lhe rendeu o título de maior área verde de Paris.

Ao todo, são mais de 70 mil sepulturas. Embora a área verde chame a atenção, o grande destaque é a quantidade das obras de arte nos túmulos, erguidas em estilos como o Gótico, Neoclássico e Barroco.

Mais de 33 mil sepulturas fazem parte do “monumento histórico” da cidade. E não por menos. Entre as celebridades sepultadas no Père-Lachaise estão: Jim Morrisson, Edith Piaf, Moliére, Frédéric Chopin, Balzac, Wilde, Allan Kardec, entre outros.

O túmulo de Allan Kardec

Em um artigo publicado na Revista Oeste, Theodore Dalrymple explica, as razões de o codificador do espiritismo, Allan Kardec, ser mais requisitado que Balzac, Chopin ou Wilde.

“Há muitas pessoas famosas enterradas lá [no cemitério Père Lachaise]. Há também nomes não tão célebres, mas que se destacaram nas suas áreas de atuação. Como, por exemplo, Alphonse Bertillon, o inventor de um sistema de identificação de criminosos por meio de antropometria. Ou Dupré Barbancourt, o francês que foi cônsul liberiano no Haiti no século 19. Ele fundou a primeira destilaria de rum no Haiti que ainda funciona e faz o melhor rum que já provei”.

De longe, o túmulo mais adornado com flores não é exatamente de uma celebridade, mas sim o túmulo de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869). Ou seja, o túmulo de Allan Kardec.

Visto como moda passageira do século 19, hoje cerca de 3,8 milhões de pessoas são adeptas do espiritismo no Brasil.

Não surpreendentemente, os brasileiros são os que mais visitam o túmulo de Allan Kardec no cemitério Père Lachaise, em Paris.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube