“O socialismo só irá funcionar quando for pleno! Até lá, nunca houve socialismo!”

“O socialismo só irá funcionar quando for pleno! Até lá, nunca houve socialismo!”

"Nunca houve socialismo": segundo Noam Chomsky, o problema da Venezuela são as micro lojas que não foram estatizadas ainda.

Por Redação em 20/07/2021

“Nunca houve socialismo”, acusam alguns esquerdistas. O fato é que socialistas já tentaram, e várias vezes, colocar sua ideologia em ação. O socialismo foi aplicado na União Soviética, em Cuba, na China (antes de Deng), na Coreia do Norte, no Camboja, na Etiópia e no Zimbábue e em vários outros regimes menos famosos.

Em cada caso, sem exceção, o resultado foi miséria econômica e autoritarismo político.

Mas, se nunca houve socialismo nenhum, o que seria socialismo?

Recentemente, Noam Chomsky veio a público dizer que o regime da Venezuela (que implantou controle de preços, estatizações, expropriação de propriedade privada, generosos programas assistencialistas e planejamento centralizado) não tem absolutamente nada de socialista:

“Eu nunca descrevi o modelo de capitalismo de estado de Chávez como ‘socialista’; nem sequer insinuei algo tão absurdo assim. O regime não tinha nada a ver com o socialismo. O capitalismo privado permaneceu livre … Os capitalistas continuaram livres para solapar a economia de todas as maneiras, como por meio de uma maciça exportação de capital.”

Noam Chomsky

Sim, o governo pode até estatizar e confiscar várias empresas, fábricas, indústrias e até mesmo pontos de comércio, como aconteceu na Venezuela. No entanto, a menos que o estado confisque absolutamente cada lojinha e mercearia, não há socialismo real segundo os militantes.

Não sabemos ao certo quantas pessoas acabariam morrendo no processo de aniquilação desses micro comércios. Nem porque ele acha que “o capitalismo privado permaneceu livre” se cada pessoa morando na Venezuela que deseja montar mesmo uma micro lojinha precisa de inúmeros alvarás e permissões estatais e corre o risco de ter seu estabelecimento tomado pelo governo a qualquer momento e muitas vezes nem é ela quem define os preços pelos quais venderá seus produtos. Chomsky tem uma visão muito torpe, ou muito hipócrita, do que é liberdade.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.