Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
O que é prescrição digital?

O que é prescrição digital?

O que é prescrição digital? De forma simples, é a emissão digital da receita médica. Ela não pode ser usada para qualquer medicamento.

Por Redação em 09/07/2021

Afinal, o que é prescrição digital? Em síntese, é a emissão da prescrição médica por meios eletrônicos, mediante a assinatura digital de um médico certificado, via IPC-BR, e transmitidas por vias de comunicação eletrônica.

Após o atendimento, o médico envia a prescrição para o paciente em formato digital (geralmente e-mail ou por aplicativos de trocas mensagem). Depois de receber o arquivo, o paciente deverá encaminha-lo para a farmácia de sua preferência.

3 passos da prescrição digital

  1. O Médico(a) emite a prescrição em receita digital e assina com Certificado Digital ICP-Brasil.
  2. Paciente recebe a receita digital por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens e encaminha ao farmacêutico/farmácia.
  3. Farmacêutico (a) valida a receita digital que recebe do paciente utilizando a plataforma de emissão ou o site verificador de autenticidade do ITI, registra o ato da dispensação e faz a dispensação.

É importante lembrar que esse tipo de receituário se aplica apenas à medicamentos controlados da Portaria 344/98 das listas C1, C5 e adendos das Listas A1,A2 e B1, bem como, antibióticos.

Para os medicamentos sujeitos a notificação de receita A (amarela), B1 e B2 (azul), C2 (retinóides),ainda é obrigatório apresentar a receita física no padrão já estabelecido.

Simples Receita

 A plataforma Simples Receita conecta médicos, pacientes e redes de farmácias, eliminando a necessidade de deslocamento através da utilização de receitas digitais.

Ela foi criada em uma parceria entre wconnect com CPQD e EMBRAPII.

“A intenção é colaborar para o distanciamento social, evitando que os pacientes tenham de se deslocar até uma farmácia para comprar o medicamento prescrito digitalmente pelo médico”, explica Maurício Conti, fundador da wconnect.

Para mais informações sobre receitas digitais, clique aqui.


Foto: National Cancer Institute.