Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
O que é identidade auto soberana?

O que é identidade auto soberana?

Indentidade auto soberana, de forma simples e na prática, significa basicamente o seguinte: sem código, sem acesso aos seus dados.

Por Redação em 29/11/2021

A Identidade Auto Soberana é uma forma de dizer que, devido a matemática por trás de um código de computador, somente quem tem um código tem acesso a determinadas informações.Dessa forma, é possível controlar como seus dados individuais são acessados e utilizados no ambiente digital.

Por exemplo, um programa responde te dando acesso a uma informação mediante um código, mas a quantidade de códigos possíveis é tão grande que você levaria milhares de anos chutando alternativas possíveis mesmo com o melhor computador disponível atualmente.

Para entender o assunto, confira na íntegra o vídeo explicativo feito por Gerson Rolin, consultor do Comitê Antifraude e Gestão de Risco da camara-e.net. O objetivo ampliar a participação segura de empresas e internautas na Economia Digital através de planos e ações pré-estabelecidas.

Simples Receita e identidade auto soberana: tudo a ver

O Simples Receita utiliza a tecnologia blockchain e o mesmo princípio da identidade auto soberana.

Após a consulta, o médico manda a receita virtualmente para a plataforma do Simples Receita. Mediante um código repassado ao cliente, a farmácia tem acesso a receita e envia o que foi prescrito para o cliente, evitando a necessidade de ele se deslocar até a farmácia para precisar buscar o medicamento.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: reprodução/Youtube.